TCE de Minas Gerais conquista espaço em cenário internacional

O Corregedor do TCE-MG, Conselheiro Sebastião Helvecio, destacou, na sessão plenária desta quarta-feira (07/11), o espaço conquistado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais como entidade fiscalizadora no cenário internacional, ao participar da VII Conferência Eurosai–Olacefs, realizada em Tbilisi, na Geórgia e que congregou os tribunais de contas da Europa e da América Latina.

Dentro do tema “boa governança no setor público”, a conferência discutiu questões como “a integridade e confiança na gestão pública e as reformas no setor público”. O Conselheiro Sebastião Helvecio enfatizou que as discussões promovidas pela VII Conferência resultaram na elaboração de um importante e histórico documento relacionado às atividades de controle externo desenvolvidas pelas entidades participantes. As versões – original em inglês e traduzida para o português pela equipe do gabinete do Conselheiro Helvecio -, estão disponíveis, na íntegra, neste link.

Eurosai e Olacefs

A Eurosai – Organização Europeia de Instituições Superiores de Auditoria é uma organização independente, não-política criada para promover a cooperação e fomentar o intercâmbio de idéias, experiências e técnicas entre as instituições superiores de auditoria sobre auditoria governamental.

Com atribuição semelhante, a Olacefs – Organización Latinoamericana y del Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores é também um organismo internacional e independente, voltado ao intercâmbio de idéias e experiências relacionadas à fiscalização e ao controle governamental e ao incentivo às relações de cooperação e desenvolvimento entre as entidades de controle da América Latina.

Leave a Reply