Está publicada no Diário Eletrônico do Tribunal de Contas (DOeTCE-RO), edição nº 506, a Resolução nº 135/2013, que institui a Política de Comunicação Social e Marketing da Corte de Contas rondoniense, a qual serve como instrumento orientador e normatizador para aprimorar processos de comunicação e divulgação das ações, realizações e eventos do Tribunal.
Aprovada pelo Conselho Superior de Administração do TCE, por meio da Decisão nº 53/2013/CSA, a resolução define como finalidade da Política de Comunicação e Marketing a divulgação das ações, objetivos e resultados voltados ao interesse da sociedade, visando à promoção da participação do cidadão no controle da gestão pública, tendo como princípios básicos a transparência, o interesse público, a ética e a impessoalidade.
Quanto às competências para a materialização das ações e objetivos elencados em sua Política de Comunicação, o TCE definiu como unidade centralizadora e consultiva a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), cuja atuação será focada, principalmente, na promoção e no zelo da imagem da instituição, bem como na divulgação interna e externa de suas atividades, realizações e eventos.
Para implementar a Política de Comunicação e Marketing, a Ascom atuará em diversas áreas, como imprensa, comunicação digital, publicidade, propaganda, relações públicas, design gráfico, além de outras atribuições, que já eram realizadas pela Assessoria de Comunicação e agora estão devidamente regulamentadas, como sonorização de ambientes, sinalização interna e externa da Corte, transmissão de eventos, identidade visual, administração de murais e painéis eletrônicos, entre outros.
MÍDIA DIGITAL
Quanto à mídia digital, composta por, entre outros canais, a intranet, a intranet, as redes sociais e o correio eletrônico, fica sob a responsabilidade da Ascom a missão de produzir, publicar e monitorar o que é veiculado nesses meios de comunicação, como também elaborar estudos e normas relativamente ao uso dessas mídias para o âmbito interno e externo do TCE.
A Política de Comunicação e Marketing ainda introduz novidades como a elaboração do plano estratégico de comunicação da Corte de Contas e do manual para gerenciamento de crises; a coordenação de um programa de treinamento em mídia para membros e servidores do TCE; a criação do Programa de Identidade Visual da instituição.