TCE do Amazonas aposenta conselheiro Lúcio Albuquerque

Sob aplausos do colegiado e de servidores, o conselheiro decano Lúcio Albuquerque aposentou-se do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), manhã desta terça-feira, após 37 anos de serviços prestados à corte de Contas. Na solenidade, após aprovarem o pedido de aposentaria, os conselheiros entregaram o colar do mérito de Contas ao conselheiro.

Oriundo da auditoria do TCE, o agora conselheiro aposentado Lúcio Albuquerque ingressou nos quadros da corte de Contas, no dia 4 de março de 1977. Em 1998, ele ingressou no colegiado. Antes de se tornar presidente da corte no biênio 2002-2003, ele foi corregedor e ouvidor.

Durante a sessão especial, todos os conselheiros e auditores prestaram homenagens ao decano, que se aposentou por tempo de serviço. O conselheiro Raimundo Michiles, que ingressou no TCE no mesmo ano em que Lúcio Albuquerque, relembrou o tempo em que começaram a trabalhar na corte de contas e destacou a qualidade profissional do conselheiro.

Ao agradecer pelos serviços prestados ao TCE e pela amizade, o conselheiro-presidente, Josué Filho, ressaltou que Lúcio Albuquerque, pela experiência e capacidade profissional, é considerado o conselheiro dos conselheiros. O conselheiro Érico Desterro também ressaltou a qualidade profissional do decano. O auditor Mário Filho afirmou que Albuquerque abriu as portas do Tribunal para ele e o orientou em várias ocasiões.

Depois de ouvir as homenagens, o conselheiro Lúcio Albuquerque agradeceu aos conselheiros, pediu desculpa por algum desentendimento ao logo dos anos e afirmou que deixava o TCE com a mesma alegria que entrou em 1977. Segundo ele, o sucesso profissional dele era resultado do ótimo trabalho, competência e parceria de sua assessoria. “Sempre tive ótimos assessores. Agradeço a cada um pelo empenho no trabalho”, elogiou, sendo aplaudidos após citar o nome de cada um dos assessores.

A sessão de despedida de Lúcio Albuquerque foi concorrida e lotou o plenário do órgão. Além de conselheiros, auditores e servidores, participaram da sessão sete procuradores de contas, entre eles o procurador-geral Carlos Alberto Almeida. O procurador-geral do Ministério Público do Estado do Amazonas, Francisco Cruz, também compareceu à sessão.

O nome do substituto de Lúcio Albuquerque será conhecido nos próximos dias. Nesta terça-feira, o conselheiro-presidente, Josué Filho, encaminhou ao governador José Melo a lista tríplice com os nomes de Yara Lins, Mário Filho e Alípio Reis Firmo Filho, para a escolha do novo conselheiro.

Fonte: Ascom TCE-AM (Elvis Chaves)

Leave a Reply