Inaugurado o Espaço Cultural "Willy Zumblick" do TCE de Santa Catarina

“Não tenho o dom das cores do meu pai nem a facilidade de se expressar do meu tio Walter [Walter Carlos Zumblick, escritor e cronista], mas é com saudade que faço esta saudação”. Foi com essas palavras que Carlos Roberto Zumblick, filho do pintor tubaronense, representando a família, iniciou, com certo nervosismo e emoção, seu discurso no ato de descerramento da placa, o qual marcou oficialmente a inauguração, na terça-feira (10/6), do Espaço Cultural Willy Zumblick do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Acompanhado por seus irmãos Marcus Geraldo e Raimundo, Carlos lembrou que o pai dedicou grande parte dos seus 94 anos à arte e à cultura. “Tenha certeza que o senhor Willi, como assim era conhecido na sua cidade, nunca imaginou que receberia tamanha honraria”, agradeceu ao presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, a homenagem.

O espaço apresenta sua primeira exposição: “Zumblick Iluminado”. Nela o público interno do Tribunal de Contas de Santa Catarina poderá ter contato com parte das obras do pintor. Ao total são 12 de 32 imagens em alta resolução que reproduzem pinturas a óleo, entre elas: “Os Imperadores da Festa do Divino” (Série Bandeiras do Divino), de 1978; “Catando Tatuíras” (Série Aspectos Regionais), de 1947; e “Laguna 300 Anos” (Série Histórica), de 1977.  Todas foram impressas em corpo acrílico de 8mm de espessura, cada qual com retroiluminação em LED (Light Emitting Diode) de 2500 LUX de potência. A mostra é itinerante e alusiva ao centenário de nascimento do artista, que foi comemorado em setembro do ano passado.

Durante a solenidade de terça-feira à noite, Ribas Jr. assinou o ato de formalização do espaço cultural. Uma réplica da placa de inauguração foi entregue ao filho Raimundo Zumblick pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado estadual Joares Ponticelli. “A inauguração desse espaço é uma homenagem à cultura catarinense e a esse artista que para Santa Catarina teve um significado a sua vida e a sua obra”, enfatizou o presidente enaltecendo o pintor de grandes temas catarinenses, como a saga de Anita e os episódios do Contestado.

No mesmo ato, foram homenageados os conselheiros aposentados Moacir Bertoli, Luiz Suzin Marini, Otávio Gilson dos Santos e José Carlos Pacheco e o ex-governador Antonio Carlos Konder Reis com a entrega da Medalha de Mérito do Tribunal de Contas. Também foi lançado o livro “Políticas Públicas: o controle dos tribunais de contas”, de autoria da auditora-substituta de conselheiro do TCE/SC Sabrina Nunes Iocken. Resultado de sua dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina, a obra traz ao leitor a discussão do papel interveniente dos tribunais de contas em políticas públicas.

Leave a Reply