TCE do Ceará utiliza Sistema AUDIT para fiscalizar atos de gestão

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) vai auditar a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) utilizando, pela primeira vez, o Sistema de Auditoria (AUDIT), um dos projetos do Programa TCE 100% Digital, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Corte de Contas.

As auditorias na Etice e Funece serão coordenadas pela 13ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), especializada em TI. Trata-se de uma auditoria de conformidade para verificar atos de gestão relativos a Atas de Registro de Preço para fornecimento de equipamento de informática. A auditoria atende solicitação do conselheiro Rholden Queiroz, em Despacho Singular nº 2991/2013.

Saiba mais sobre o AUDIT

O Sistema AUDIT sistematiza todas as fases de um Processo de Auditoria no TCE-CE, desde o seu Planejamento até a elaboração do Relatório. A metodologia utilizada foi definida pelo Tribunal e todas as Inspetorias devem seguir.

Um dos grandes objetivos que o TCE pretende alcançar é a criação de uma base de conhecimento, permitindo que, na realização de novas Auditorias, seja possível utilizar o trabalho já realizado por outra equipe.

Além disso, o AUDIT padronizará todos os relatórios de auditoria desta Corte, pois o sistema informatizado prevê a geração de documentos utilizados nos procedimentos de auditoria, tais como Matrizes de Planejamento, Achados e Responsabilização; Solicitações; Listas de Verificação (check-lists); Relatórios, dentre outros.

O Audit foi utilizado, em fase experimental, por duas inspetorias – a 8ª e a 12ª. A auditoria realizada pela 12ª ICE tinha o objetivo de verificar a conformidade e o desempenho do licenciamento ambiental do empreendimento Acquário do Ceará, incluindo a análise do estudo e o relatório de impacto ambiental. Já a 8ª ICE auditou procedimentos relativos à arrecadação de receita adotados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no exercício de 2012.

Leave a Reply