TCE-ES orienta prefeitos sobre encerramento de mandato

fachada_TCE-ESPrefeitos e equipes de administrações municipais de 57 cidades capixabas, totalizando 330 pessoas, receberam na tarde desta sexta-feira (25), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) orientações para o último ano de mandato. A ação visa preparar os gestores para o cumprimento da legislação, que fixa algumas regras específicas para o período.

“Acompanhamos a atual crise financeira dos municípios capixabas que se iniciou em 2013, devido ao fim do Fundap. Foi agravada devido ao crescimento vegetativo de despesas e piorou neste ano, com o agravamento da crise que o país vive – em parte por influência internacional. Mas em grande parte, a culpa é interna, especialmente na falta de responsabilidade fiscal. Tudo isso exige hoje um esforço enorme para cortar despesas e captar receitas”, disse o presidente da Corte, conselheiro Domingos Taufner, em seu discurso na abertura do evento.

Coube ao secretário-geral de Controle Externo da Corte, Rodrigo Lubiana Zanotti, detalhar as regras para o final de mandato, com a apresentação do manual distribuído aos presentes. “Estamos sendo tempestivos, antecipando o debate para que os senhores possam adotar as melhores medidas possíveis para evitar que as situações e preocupações relatadas em 2013, quando assumiram a administração, não se repitam”, disse, após demonstrar notícias de jornais da época em que prefeitos relataram ter recebido prefeituras endividadas.

Na explanação, Lubiana destacou a regra do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que diz que “é vedado ao titular do poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres de seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito”.

Dentre outras regras estabelecidas para o último ano de mandato estão a vedação de aumento de gastos com pessoal nos últimos 180 dias e a vedação às operações de crédito por antecipação de receitas orçamentárias (ARO).

Cenário atual

Em sua fala, Lubiana ainda demonstrou o atual cenário dos municípios, com queda na arrecadação total e aumento dos gastos com pessoal. Como exemplo, ele citou que, até o momento, o TCE-ES emitiu 174 alertas às prefeituras por arrecadação abaixo do previsto na peça orçamentária. Em todo o ano passado, a Corte emitiu 165 alertas. “Esse dado é alarmante. Demonstra a frustração na arrecadação; é receita sendo executada abaixo da meta. Nosso objetivo ao emitir o alerta é mostrar que é hora de pisar no freio, parar de ordenar despesa, não iniciar nenhum programa que não tenha recursos para o seu custeio. Caso contrário, o resultado será déficit ao final do exercício”.

Também foi verificado no levantamento realizado por Lubiana que, numa comparação do mesmo período de 2011 até 2014, as receitas provenientes de impostos, que são de competência própria do município, vinha em uma ascendente. Porém, se comparado 2014 com 2015, nota-se queda na arrecadação. O mesmo ocorre com as transferências constitucionais e legais, vindas da União e do Estado.

“A situação é preocupante. Os municípios capixabas são muito dependentes dessas transferências e o cenário não é de melhora. O desafio é enorme para os prefeitos, que devem traçar uma alternativa para esse cenário”.

Lubiana sugeriu que as prefeituras atualizem a base de dados para arrecadação do IPTU, registrando imóveis que, porventura, estejam fora do cadastro e fiscalizem e combatam a sonegação do ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza); além de reduzir ao máximo as despesas da máquina.

Diferentemente das demais receitas, foi constatado aumento na arrecadação de royalties de petróleo nos municípios — dentro da amostra utilizada. Neste ponto, o secretário-geral recomendou a utilização do recurso em atividades que promovam o desenvolvimento do município incrementando a atividade econômica que proporcionará uma sustentação fiscal no futuro, caso essa receita não mais exista. Ao encerrar sua palestra, Lubiana foi enfático: “Não há espaço para amadorismo na gestão pública. O administrador público e sua equipe têm que ser profissionais”.

Presenças

Na abertura do evento, o desembargador Carlos Simões Fonseca, representando o presidente do Tribunal de Justiça, parabenizou o Tribunal de Contas pela iniciativa de orientar os gestores para a conclusão de mandato quanto aos gastos do dinheiro público.

No mesmo sentido, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou a importância do trabalho da Corte de Contas no momento de crise que os municípios estão passando. “O país é hoje uma nau à deriva e isso rebate de forma intensa nos entes federativos. A gestão dos municípios está delicada”.

Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante e presidente da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo), também parabenizou o Tribunal de Contas, além do Tribunal de Justiça, por se sensibilizarem em relação à preocupação com os municípios em cumprirem as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e ao enquadramento nas exigências da Corte de Contas.

Evento semelhante será realizado em outubro com os membros de mesa diretora das Câmaras Municipais e com presidentes de autarquias e empresas públicas municipais.

O TCE-ES desde já autoriza o uso do material elaborado (link abaixo), com as devidas adaptações, para que seja feita orientação para o final de mandato.

O MANUAL DISTRIBUIDO PODE SER ACESSADO EM:

http://www.tce.es.gov.br/Portais/Portals/14/Arquivos/ascom/manual%20%20encerramento%20de%20mandato2015.pdf

O VIDEO COMPLETO DO EVENTO ESTÁ DISPONÍVEL EM