Mais uma edição do projeto ‘TCE Itinerante’ foi realizada na manhã desta sexta-feira, 12, dessa vez no município de Lagarto, Centro-Sul sergipano, onde estiveram presentes ainda servidores públicos dos municípios de Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Salgado, Boquim e São Domingos.
O conselheiro Luiz Augusto Ribeiro esteve presente na abertura do evento e destacou: “O Tribunal de Contas está desenvolvendo este projeto em todo o Estado e hoje aqui em Lagarto com o intuito de aproximar a sociedade e os servidores públicos do Tribunal, sempre orientando os gestores. Para mim, é uma imensa satisfação estar aqui, minha terra natal, desempenhando a finalidade maior das casas de contas: evitar que o dano ocorra”.
A ação, promovida pela Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), consiste na realização de palestras abordando a temática Gestão da Administração, tendo como facilitadores profissionais qualificados do corpo técnico do Tribunal e do Ministério Público de Contas. A ideia é capacitar os servidores públicos dos municípios para um melhor desenvolvimento da sua atividade.
A coordenadora da Ecojan, Patrícia Verônica Sobral de Sousa, participou do evento e ressaltou a importância de o TCE suprir de alguma forma a necessidade de conhecimento de outros órgãos. “Com este projeto estamos trazendo conhecimento e estímulo aos servidores, para que sempre aprendam mais e cresçam a cada dia ajudando a administração a atender os interesses da coletividade”, destacou.
O prefeito da cidade, Lila Fraga, também prestigiou o seminário e disse que só tem a agradecer ao TCE pela oportunidade de preparar seus servidores. “Muitas pessoas acham que o Tribunal é só para punir a gente, mas não, ele também atua em benefício das prefeituras”, completou.
Os palestrantes foram o auditor Francisco Evanildo de Carvalho, abordando a temática do ‘Controle Interno no Âmbito Municipal’; o procurador João Augusto Bandeira de Mello, do Ministério Público Especial junto ao TCE, que explicou a ‘Nova Legislação do TCE’; além dos servidores Vanderson da Silva e Jailton Moura, que falaram sobre ‘Orçamento Público’ e o ‘Sistema Tributário Municipal’, respectivamente.
Para Marcos Domingos, servidor da prefeitura de Lagarto, participar deste projeto é fundamental. “Há algum tempo já fui gestor e acho que todo servidor precisa de atualização. E essa ação demonstra a preocupação do poder público com o aperfeiçoamento do servidor”, falou ele.
Os próximos municípios que servirão de pólo para a recepção das palestras são: Estância (19/04), Carmópolis (26/04), Propriá (03/05), Canindé (10/05) e Aracaju (17/05). Cada um deles receberá servidores públicos da localidade e de municípios vizinhos. As inscrições podem ser feitas pelo portal da Ecojan, o www.tce.se.gov.br/ecojan.