TCE-MA promove nova etapa de treinamento para gerenciamento do Plano Estratégico

Tem início nesta segunda-feira (18) uma nova etapa de treinamento de servidores com vistas à utilização do software Channel. O programa vem sendo adotado pelo Tribunal desde o final do ano passado para fazer o gerenciamento do Plano Estratégico e de seus projetos. Desde então, vários eventos de capacitação já foram realizados.

O formato definido para esta fase envolve dois momentos. Nos dois primeiros dias (18 e 19/02), o representante e diretor da empresa JExperts, Maurício Fiorese, definirá com um grupo de 08 pessoas, entre gestores e integrantes da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Planejamento, a forma mais adequada para cadastramento e monitoramento do planejamento do Tribunal, além das intervenções que podem ser promovidas pela empresa no software visando melhor atender às necessidades do Tribunal.

Nos dias 20, 21 e 22, o consultor fará um treinamento para um grupo de 15 multiplicadores, sendo um de cada unidade, coordenação ou secretaria, com o objetivo de orientá-los no cadastramento e controle de informações no sistema e no uso das suas principais funcionalidades, dentro da estratégia de monitoramento definida pelo primeiro grupo.

A utilização do Channel está ligada diretamente ao desenvolvimento do Planejamento Estratégico dos Tribunais de Contas do país, uma exigência do Promoex. Desde 2008, sob a coordenação do Grupo Temático de Planejamento Organizacional do Promoex, núcleos locais de trabalho vem promovendo encontros e reuniões para definir o Planejamento Estratégico de cada Tribunal.

A partir do ano passado, a aquisição do Channel passou a permitir maior integração e uniformização nos procedimentos adotados nos estados, municípios e no Distrito Federal. Adquirido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) da empresa JExperts, o software foi cedido gratuitamente aos Tribunais vinculados ao Promoex para que os planejamentos pudessem ser estruturados sob parâmetros comuns.

O software torna possível socializar informações e soluções – antes isoladas em cada TC, além de uniformizar conceitos e procedimentos entre os Tribunais de Contas.

Representante local do Promoex e membro da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Planejamento, Bernardo Leal lembra que os Tribunais precisam estar capacitados para aproveitar ao máximo as possibilidades oferecidas pelo Channel. “Em nosso caso, com vários projetos já em andamento, podemos nos beneficiar significativamente da utilização dessa ferramenta, desde que estejamos preparados para isso”, afirma.

Leave a Reply