TCE-MT: Conselheiro Novelli será homenageado no Senado italiano pela implantação do PDI

O conselheiro José Carlos Novelli, vice-presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, será homenageado na sede do Senado da República da Itália, com o diploma “Eccellenza Legale”, concedido a profissionais com desempenho relevante na administração pública e na área jurídica pública e privada.

A premiação se deve à implementação do PDI – Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado, durante o biênio 2012-2013, quando Novelli ocupou o cargo de presidente do TCE-MT. O Programa foi considerado modelar para o desenvolvimento de práticas de gestão e inovação tecnológica na administração pública.

A outorga do diploma se dará durante o XIº Incontro Internazionale de Giurisprudenza, realizado pela Rede Internacional de Excelência Jurídica e pela Associação Interparlamentar de Amizade Brasil-Itália, que ocorrerá em Roma, entre os dias 20 e 23 deste mês.

Novelli se disse honrado com o prêmio e entende que se trata de mais um reconhecimento público da qualidade da atuação do Tribunal de Contas de Mato Grosso, que se firma como referência na área do controle externo. “É uma conquista para o Tribunal, para todos os seus membros e servidores, pelo compromisso e determinação em construir uma organização de excelência”, afirmou.

No biênio 2012-2013 o TCE-MT obteve o Prêmio Melhor da Regional 6, em Gestão Pública, oferecido pelo Programa Nacional de Gestão Pública (Gespública) e recebeu certificação ISO 9001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em seis de seus produtos e sistemas.

Por meio do PDI, o Tribunal de Contas desenvolveu uma série de projetos junto aos seus fiscalizados para melhorar o desempenho da gestão pública e dos serviços prestados à sociedade. Os projetos contemplam ações de inovação tecnológica, planejamento estratégico, transferência de conhecimento e de boas práticas de gestão.

O presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Teis, avalia que a premiação é um reconhecimento aos avanços obtidos na gestão do seu antecessor e que também serve como estímulo para o Tribunal continuar na trilha da excelência em gestão. “A homenagem ao conselheiro Novelli é mais do que justa porque o PDI realmente significa um novo paradigma para a atuação dos tribunais de contas, tanto que será mantido e incrementado pela atual gestão, em razão dos bons resultados alcançados em tão pouco tempo”, disse.

Leave a Reply