TCE-PB abre inscrição para seminário sobre a crise hídrica no Semiárido paraibano

image-13A crise hídrica no Semiárido paraibano resultante de um dos períodos de seca mais longos e perversos da história do Nordeste, vai a debate nos próximos dias 1 e 2, no Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB).

As discussões atrairão estudiosos do clima e das bacias hidrográficas, emissários de universidades, ambientalistas, gestores públicos e dirigentes de organismos federais e estaduais responsáveis, neste caso, pelo abastecimento e controle da água servida ao parque fabril, ao setor agrário e à população.

Aberto ao público, o Seminário “A Crise Hídrica no Semiárido Paraibano” tem inscrições feitas a partir desta terça-feira (16), por meio da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do TCE coordenado pelo conselheiro Marcos Antonio da Costa.

Os interessados na inscrição devem buscar o endereço eletrônico do Tribunal de Contas do Estado, AQUI acessar a página da Ecosil e, nela, o item “Eventos/Cursos”. Também podem ser atendidos pelo telefone (83) 3208-3449.

O temário envolve palestras sobre “Mudanças climáticas e previsão meteorológica para o Nordeste”, “Qualidade da água dos reservatórios”, “Alternativa para a não chegada das águas da transposição antes do colapso total do Açude Epitácio Pessoa” e “Planta de reuso de águas residuárias”.

Também fazem parte da mesma programação painéis e debates sobre “Gestão dos recursos hídricos das bacias do Semiárido”, “Expectativa da chegada da água da transposição aos reservatórios paraibanos” e “Soluções alternativas ao abastecimento de Campina Grande”.

Após o credenciamento dos participantes, no dia 1º de setembro, às 8 horas, o encontro vai ser aberto, uma hora depois, pelo presidente do TCE, conselheiro Arthur Cunha Lima. Em seguida, o conselheiro Marcos Costa falará sobre a mecânica e o desenvolvimento do Seminário aos expositores e plateia.

Corregedor do TCE e um dos responsáveis pelas articulações que trarão a João Pessoa nomes de reconhecimento regional e nacional nessa área, o conselheiro Fernando Catão fará um resumo dos processos de Auditoria Operacional por ele coordenados nas Várzeas de Sousa e no sistema de abastecimento d’água de João Pessoa.

O Seminário “A Crise Hídrica do Semiárido Paraibano” decorrerá de esforço conjunto do Tribunal de Contas do Estado (com sua Ecosil), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para as palestras e mediação dos debates, houve convite a cientistas, gestores e professores do quilate de Lincoln Alves (do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe), Eduardo Pacheco Jordão (Universidade Federal do Rio de Janeiro), José Carlos Araújo (Universidade Federal do Ceará), Heber Pimentel Gomes, Tarciso Cabral e  Cristiano Almeida (UFPB), Janiro Costa Rego (UFCG), Weruska Brasileiro Ferreira e Beatriz Ceballos (UEPB) e Marcus Vinícius Fernandes (Cagepa). Também, aos consultores Hipérides Macedo, Alain Passerat de Silans e Sérgio Góis.