Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PB: Comitê que avalia controle externo iniciará visitas pela Paraíba

Reunião do Comitê Gestor de Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, realizada no dia 23 de julho, em Salvador (BA)

O Tribunal de Contas da Paraíba vai ser o primeiro do país a receber o Comitê Gestor instituído pela Associação de Membros dos TCs do Brasil (Atricon) para avaliar a agilidade e qualidade do controle externo brasileiro.
A escolha resultou do bom conceito de que desfruta o TCE-PB em razão de avanços como os que já o levaram à criação de ferramentas a exemplo do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) e do Sistema Eletrônico de Tramitação de Processos (Tramita), ambos frequentemente requeridos por instituições congêneres.
O anúncio, feito no decorrer da sessão plenária desta quarta-feira (24), pelo presidente Fábio Nogueira, decorreu de informação a ele repassada, por telefone, pelo corregedor Fernando Catão, representante da Corte de Contas da Paraíba na reunião do Comitê Gestor para Avaliação da Agilidade e Qualidade do Controle Externo, que se realiza em Salvador, Capital da Bahia.
Já ficou decidido que o grupo formado por membros da Atricon fará suas avaliações anuais com base em 20 indicadores. O Comitê Gestor também não buscará nenhuma espécie de ranking entre os TCs que, em sua totalidade, farão adesões ao sistema.

Mais recentes

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Reunião com TCE-PE inicia planejamento do V Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

TCE-PB realiza auditoria coordenada surpresa em 90 escolas para avaliar gestão escolar

Leia também

Vice-presidente Carlos Neves participa de audiência no STF sobre emendas parlamentares

A audiência aprofundou questões surgidas durante a tramitação da ADI 7995 antes de sua submissão ao Plenário do STF.

STF reforça papel dos Tribunais de Contas no acompanhamento do Pena Justa

Decisão do Plenário recomenda que TCU e Tribunais de Contas estaduais e do Distrito Federal incluam, em seus ciclos de fiscalização, a auditoria das metas e ações dos planos

Boa prática do TCE-PA em linguagem simples é destaque no 4º Congresso Brasileiro de Comunicação Pública

Com o tema “Clara e linguagem simples: relato de experiência sobre a comunicação pública do TCE-PA”, a iniciativa da Assessoria de Comunicação do tribunal, foi um dos 160 trabalhos selecionados de todo país para compor os grupos de trabalho, distribuída entre artigos científicos e experiências de boas práticas aplicadas por comunicadores públicos em diversas instituições.