O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, estará no Recife no próximo dia 02 de setembro, para abrir a quinta edição do “Diálogo Público”2013. O evento se realizará no auditório do TCE e terá a presença da conselheira-presidente, Teresa Duere, e dos três ministros pernambucanos que integram o TCU: José Jorge, José Múcio e Ana Arraes.
Serão abordados temas como governança, controles interno e social, licitações, contratos e convênios. Para o ministro Augusto Nardes, muitas condenações são feitas pelo TCU com base em leis que não favorecem os gestores públicos. “O ‘Diálogo Público’ visa a ofertar a prefeitos e gestores públicos de modo geral os meandros da legislação para que limitemos essas condenações”, afirma o presidente do TCU. Para ele, existem fraude e corrupção no serviço público e um dos objetivos do Tribunal da União é combatê-las. Mas, por outro lado, acrescentou, “sabemos das dificuldades que existem na administração pública, por isso é importante o trabalho preventivo”.
O “Diálogo Público” do TCU já passou por Porto Alegre (RS), Belém (PA), Brasília (DF) e Salvador (BA) e vai realizar seus próximos seminários no Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e São Paulo (SP). O TCE cedeu o seu auditório para realização do evento, que é de inteira responsabilidade do TCU.