Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-PI: Audiência vai apresentar diagnóstico da Limpeza Pública no estado

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizará na próximo segunda-feira, 24, audiência pública sobre limpeza pública urbana, ocasião em que será apresentada a conclusão da auditoria feita nos 224 municípios piauienses. Trata-se do mais completo  diagnóstico já feito no estado, para avaliar a qualidade desse tipo de serviço e a satisfação da população. Gestores municipais, membros do Ministério Público e a comunidade em geral, estão sendo convidados para a audiência.

A auditoria avaliou todas as despesas públicas realizadas para a manutenção da limpeza pública, no exercício de 2011 e incluiu a análise técnica, em que foram observados a licitação, a execução, as licenças ambientais, os contratos para terceirização e  a gestão dos serviços. Durante as  inspeções in loco,os auditores do TCE puderam avaliar se os serviços de limpeza pública foram realmente efetivados, em confronto com as informações declaradas pelos gestores. Também foram verificados, o atendimento das exigências legais ( trabalhistas, ambientais e sanitárias)

Para a realização do trabalho de auditoria, os técnicos do TCE utilizaram como referência a Lei dos Resíduos Sólidos (Lei Nacional nº 12.305/10), que estabelece responsabilidades compartilhadas entre governo, indústria, comércio e consumidores sobre o destino final do lixo. De acordo com a Lei, o prazo para o fim dos lixões termina em 2014. Até lá, os municípios devem aperfeiçoar a destinação dos resíduos sólidos, criando aterros sanitários que obedeçam às regras de saneamento e tratamento.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – LIMPEZA PÚBLICA URBANA
Dia 24 de junho de 2013
às 8:30h
Auditório do TCE

Mais recentes

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 65/2026

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

TCE-PR amplia transparência sobre julgamentos de contas municipais

Leia também

Inep recebe solicitação de cronograma para execução de acordo sobre dados educacionais

O instrumento tem como propósito qualificar o uso dos dados educacionais, especialmente os do Censo Escolar, como base para a fiscalização, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Iniciam tratativas com o Ministério do Meio Ambiente para fortalecer educação ambiental nas escolas

A partir das tratativas, a Atricon e o MMA deverão avaliar as frentes de atuação que poderão integrar o futuro acordo, incluindo iniciativas de orientação, formação, monitoramento e estímulo à implementação da educação ambiental nas escolas públicas.

Presidente Edilson Silva recebe Medalha de Ordem de Mérito de Contas do TCM-PA

O presidente da Atricon recebeu a Medalha de Ordem de Mérito de Contas “Governador Alacid da Silva Nunes” no Grau de Comendador. A comenda representa a maior honraria concedida pelo TCM-PA.