TCE-RJ entrega óculos de acessibilidade para servidores PCD

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) entregou óculos de acessibilidade “OrCam MyEye” para seus servidores com deficiências visuais. A iniciativa que busca tornar o Tribunal cada vez mais acessível foi conduzida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUBPES), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), unidade da Secretaria-Geral da Presidência.

Durante seu discurso, o secretário-geral de Administração do TCE-RJ, Marcelo Ceranto, destacou a evolução da política de valorização do servidor do Tribunal. “O Tribunal está sempre se empenhado em implementar ações que promovam o bem-estar e a acessibilidade para o seu público interno”, disse.

O Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Sérgio Lino, salientou que a entrega representa muito para a SUBPES. “Os óculos representam não apenas uma ferramenta tecnológica, mas também uma porta aberta para a igualdade de oportunidades e o pleno exercício de suas atividades no tribunal”, disse.

Os óculos de acessibilidade representam um avanço na promoção da inclusão e acessibilidade no ambiente de trabalho. Ao possibilitar uma melhor experiência de leitura e interação com o ambiente, esses dispositivos contribuem para a autonomia e o desempenho dos servidores com deficiências visuais.

A entrega contemplou não apenas os servidores, como também a Escola de Contas e Gestão (ECG/TCE-RJ), e a Biblioteca Sérgio Cavalieri Filho. Desta forma, as duas unidades passam a atender mais um dos pré-requisitos da avaliação do Ministério da Educação no que tange a acessibilidade para pessoas com deficiências visuais.

Fonte: TCE-RJ