TCE-RO determina medidas para solucionar questões referentes à infraestrutura do Hospital Cosme e Damião

Os achados constantes de inspeção realizada pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) no Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), que subsidiaram decisão monocrática da Corte com determinações à gestão estadual, foram o assunto principal da reunião realizada nessa terça-feira (30), na sede da instituição.

Participaram do encontro, representantes da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do TCE-RO, do próprio Hospital Infantil e das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e de Obras e Serviços Públicos (Seosp).

A Inspeção Especial efetivada por auditores de controle externo do TCE-RO teve por objetivo verificar as condições de infraestrutura, manutenção predial e da obra da reforma e ampliação no Cosme e Damião.

A fiscalização apontou que as condições de infraestrutura do Hospital são inferiores ao esperado, por ausência ou insuficiência de manutenção predial adequada. 

Participaram da reunião, além do TCE-RO, representantes do Hospital Cosme e Damião e das Secretarias de Saúde (Sesau) e Obras e Serviços Públicos (Seosp)

Verificou-se, também, problemas no forro, deficiências no sistema de climatização e elétricos, danos nos banheiros e instalações hidrossanitários, problemas nas esquadrias do prédio, nos níveis de acessibilidade, entre outras adversidades constatadas durante a auditoria. 

Além disso, foi constatado que os atuais projetos de reforma e ampliação não são capazes de solucionar os problemas de curto ou médio prazo. 

DECISÃO MONOCRÁTICA

Na Decisão Monocrática nº 0123/2022-GCVCS-TC, publicada nessa segunda-feira (29), no Diário Oficial eletrônico da Corte, foram determinadas à gestão estadual providências, no prazo de 60 dias, visando solucionar questões referentes à manutenção predial, como análise da legislação pertinente à acessibilidade e de proteção e combate a incêndio.   

Entre outras medidas, também foi determinada a respectiva criação e/ou definição dos setores e servidores responsáveis pela coordenação, planejamento, execução, fiscalização e demais ações necessárias a manutenção predial.   

Quanto à reforma e ampliação do hospital, foi estabelecido que os projetos de engenharia e arquitetura para reforma e ampliação do HICD sejam analisados em conjunto com a atual reformulação da Rede de Urgência e Emergência Infantil para projeção do Complexo Materno Infantil.  

A ação permite a otimização dos recursos, que totalizam R$ 148 milhões, a fim de garantir o melhor complexo hospitalar possível, evitando, assim, revisões que já perduram desde novembro de 2020.

REUNIÃO 

Durante a reunião, o secretário-geral de Controle Externo, Marcus Cezar Filho, enfatizou a priorização do Tribunal de Contas quanto ao hospital, seja em curto ou longo prazo, com a construção do Complexo Materno Infantil. 

“Temos como principal objetivo melhorar a qualidade do serviço que está sendo prestado à sociedade, principalmente na área de saúde, e mais ainda em relação as crianças. Essa é a nossa preocupação inicial e estaremos à disposição do Estado, para a realização de um plano de ação efetivo, a fim de solucionar os problemas apontados”, encerrou.

Fonte: TCE-RO