TCE-RO é homenageado por doação de recursos às obras do novo pronto-socorro de Porto Velho

Foi realizada nesta segunda-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPVH), sessão solene para a entrega de títulos de Cidadão Honorário aos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população da Capital, especialmente nos recentes repasses de recursos próprios da Corte para a construção do novo pronto-socorro de Porto Velho, o Hospital de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro).

Com a presença de membros e servidores do TCE, a solenidade contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Edwilson Negreiros; dos vereadores Maurício Carvalho (propositor da homenagem), Da Silva do Sinttrar, Jacaré e Jurandir Bengala; e do deputado estadual Chiquinho da Emater.

Foram homenageados com o título de Cidadão Honorário os conselheiros Edilson de Sousa Silva (presidente da instituição), José Euler Potyguara Pereira de Mello, Valdivino Crispim de Souza, Francisco Carvalho da Silva, Paulo Curi Neto, Wilber Carlos dos Santos Coimbra e Benedito Antônio Alves, e também os conselheiros-substitutos Omar Pires Dias, Francisco Júnior Ferreira da Silva e Erivan Oliveira da Silva.

PRONUNCIAMENTOS

Nos pronunciamentos, os representantes da Câmara Municipal buscaram enaltecer a ação praticada pelo TCE-RO, ao abrir mão de recursos de seu orçamento para destiná-los à construção do Heuro. “Esse olhar humanizado do Tribunal nos sensibilizou para reconhecer esse gesto, mostrando ainda a responsabilidade da Corte no trato da coisa pública”, disse o propositor dos títulos de Cidadão Honorário, vereador Maurício Carvalho.

O vereador-presidente Edwilson Negreiros citou a aprovação unânime do título honorífico para os conselheiros como uma forma de gratidão e reconhecimento oficial prestado pelo povo de Porto Velho. “É uma homenagem justa, porque o Tribunal de Contas, um órgão de controle, dá exemplo para todo o Brasil com esse ato de bondade e caridade humana”, acentuou.

Também o vereador Da Silva, ao narrar experiências vividas junto a membros do TCE, falou de sua satisfação com o gesto praticado pela Corte: “O Tribunal de Contas que já nos livrou de tantos flagelos na administração pública agora realiza esse grande ato, em favor, principalmente, dos menos favorecidos, numa área tão carente, como é a saúde. Só temos a agradecer e parabenizar”.

AGRADECIMENTO

Falando em nome dos homenageados, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Edilson de Sousa, fez um pronunciamento pautado na gratidão pela honraria, pontuando o comprometimento do TCE à causa pública com a doação dos recursos às obras do Novo Heuro.

“Fizemos economia, cortamos gastos, e tudo isso sem prejudicar o bom andamento dos nossos trabalhos. Asseguramos os R$ 50 milhões e vamos repassar para a obra do novo pronto-socorro, para salvar”, acentuou.

O conselheiro presidente ainda citou outra importante ação fruto da economia feita pela Corte, que é o repasse de R$ 25 milhões ao Fundo Previdenciário do Iperon. “Quando destinamos recursos para ajudar no caixa financeiro do Iperon, estamos também dando o exemplo que, esperamos, seja seguido pelas demais instituições, haja vista a importância dessa questão”, disse.

Ainda em sua fala, Edilson de Sousa fez uma breve prestação de contas, destacando avanços e inovações que o TCE tem adotado ao longo de sua gestão e na relação com os demais poderes, instituições e órgãos jurisdicionados, com ênfase nas ações de cunho pedagógico e fiscalizatório, além da transparência

Por fim, ladeado com os homenageados pela Câmara, fez questão de estender a honraria e o momento a todos os agentes públicos que compõem a Corte de Contas, assim como ao Ministério Público de Contas (MPC-RO), os quais com seu trabalho têm contribuído não só para o controle dos gastos públicos – missão constitucional do TCE –, como também para a melhoria da gestão pública e a prestação de um serviço de excelência à população.

ASCOM TCE-RO