Atricon 30 anos: TCE-SP sedia seminário nesta quinta-feira

A Atricon e os Tribunais de Contas do Estado (TCE-SP) e do Município (TCM-SP) de São Paulo realizam, nesta quinta-feira (1º), o seminário “Os Desafios do Controle Externo no Estado Democrático de Direito”.  O evento, que ocorrerá no Auditório Nobre do TCE-SP, a partir das 14h, faz parte da série de cinco encontros regionais alusivos aos 30 anos da entidade.

A programação prevê a participação online do presidente em exercicio do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e presencial da professora de Direito Administrativo da PUC-SP, Márcia Pelegrini, e do professor, escritor e advogado Gabriel Chalita. O encontro será transmitido pelo canal do Youtube do TCE-SP.

Para comemorar as três décadas de atuação da Atricon, estão previstas, entre outras iniciativas, lançamentos de pesquisas, capacitações, seminários e projetos que serão desenvolvidos até 26 de agosto de 2023. O evento da Região Sudeste, realizado na sede do TCE-SP é o segundo encontro da série. O primeiro, no dia 26 de agosto, foi realizado no Tribunal de Contas do Distrito Federal.

O presidente da Atricon, Cezar Miola, destaca que “o objetivo da iniciativa é estender as comemorações alusivas ao aniversário da entidade realizando um encontro em cada uma das regiões do país”.

Veja a seguir o calendário dos demais encontros:

09/09 – Nordeste (Maceió – TCE-AL).

14/09 – Norte (Manaus – TCE-AM).

06/10 – Sul (Curitiba – TCE-PR).

A Atricon

A Atricon foi criada no dia 26 de agosto de 1992 com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integração dos Tribunais de Contas e de seus Membros (ministros, conselheiros, ministros substitutos e conselheiros substitutos), visando aprimorar o Sistema de Controle Externo do Brasil em benefício da sociedade. Sua atuação é desenvolvida em estreita parceria com outras entidades representativas dos Tribunais de Contas. Eleita a cada dois anos, a Direção da Atricon define, por meio de constante e democrático processo de diálogo com os associados, metas e ações estratégicas, firma parcerias com outras instituições e realiza debates e eventos nacionais.