TCE-MS recebe Garantia de Qualidade do MMD-TC

Foi iniciado pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul o trabalho da Comissão de Garantia da Qualidade, conforme calendário da aplicação 2019 do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). A atividade técnica se prolongou por três dias (5 a 7 de agosto), prazo para a conferência dos resultados obtidos durante a primeira fase, realizado pela Comissão de Avaliação e Controle de Qualidade, composta por membros e técnicos da própria Corte.

As visitas técnicas da Comissão de Garantia da Qualidade se estenderão por todo o mês de agosto e setembro. Enquanto isso, a Comissão de Coordenação Geral do MMD-TC estará definindo os critérios de sistematização dos dados e do tratamento das informações colhidas na aplicação 2019. O resultado final será apresentado durante o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, no mês de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Em 2019 a metodologia do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas também passa por um processo de certificação, a cargo da Fundação Vanzolini (USP-SP), a entidade certificadora mais bem credenciada da América Latina, única no Brasil integrada à The International Certification Network (IQNet).

O presidente Fábio Nogueira informou que os procedimentos para a obtenção do certificado estão em adiantado estágio e que a previsão é de que a certificação chegue junto com a consolidação dos dados da aplicação 2019.

Foto: Mary Vasques

Entrega – a primeira declaração de Garantia de Qualidade foi entregue ao presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves, que estava acompanhado do vice-presidente Flávio Kayatt, do ouvidor conselheiro Osmar Jeronymo, do diretor da Escoex conselheiro Waldir Neves, e dos conselheiros Marcio Monteiro e Jerson Domingos.

O grupo responsável pela atividade no TCE-MS é composto pela Conselheira Soraia Victor (TCE-CE); Conselheira Substituta Maria de Jesus Carvalho de Souza (TCE-AC); e pelos auditores de Controle Externo Reinaldo dos Santos Valino (TCE-PA); Paola Carolina Canuto Brandão (TCE-PR); Simone Barbosa Costa (TCE-BA); e Rômulo Lins de Araújo Filho (TCE-PE).

ASCOM ATRICON (Ridismar Moraes), 7 de agosto de 2019.