Após a aprovação da criação de uma Rede visando maior integração entre as áreas de comunicação dos Tribunais de Contas (TCs), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) publicou, nesta quinta-feira (12), a Portaria nº 73-2024. O documento constitui a Rede de Secretários de Comunicação dos Tribunais de Contas (Rede Secom) no âmbito da entidade.
A constituição da Rede considera a importância estratégica das áreas de Comunicação dos TCs para a legitimidade e para a reputação das Cortes de Contas brasileiras. A Rede Secom atuará como instância propositiva, consultiva e colaborativa da Atricon nos assuntos relacionados à comunicação do controle externo brasileiro. O grupo será integrado por membros da Direção da Atricon e por servidores que atuam como líderes executivos das áreas de Comunicação dos Tribunais de Contas,
A criação da Rede também leva em consideração o plano estratégico da Atricon para o período 2024-2029, que prevê, entre outros pontos, o fomento à adoção das Diretrizes de Comunicação Social da Atricon pelos TCs, bem como o aprimoramento dos canais de diálogo e comunicação com a sociedade pelas Cortes.
Entre as competências da Rede estão as funções de propor e/ou opinar sobre o plano e os direcionadores estratégicos da Atricon, apoiar a execução dos projetos estratégicos da entidade voltados ao fortalecimento da comunicação do Sistema Tribunais de Contas visando ao aprimoramento da imagem e da reputação das Cortes de Contas como instituições essenciais à sociedade.
O grupo também deverá contribuir nas atividades que envolvam o desenvolvimento e implementação de projetos e campanhas de comunicação, bem como com o compartilhamento e a divulgação de informações relativas ao sistema, bem como fomentar e apoiar os TCs na implementação das Diretrizes de Comunicação da Atricon. A Rede irá apoiar a entidade na identificação, compartilhamento e implementação de boas práticas do Sistema Tribunais de Contas relacionadas à comunicação, propor pautas e ações de interesse da área de comunicação e desenvolver outras ações de interesse da Rede Secom, entre outras incumbências.
O vice-presidente Executivo da Atricon, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCM-GO), será o coordenador geral da Rede Secom, que, a fim de organizar e otimizar os trabalhos técnicos, administrativos e operacionais, contará com um Comitê Executivo e um grupo de apoio, ambos liderados pelo secretário executivo da Rede, o jornalista Ederson Eurípedes Marques. A coordenação técnica ficará à cargo do jornalista Vinicius Appel.