O quarto Congresso Internacional dos Tribunais de Contas será realizado entre os dias 2 e 5 de dezembro, em Florianópolis, reunindo mais de duas mil pessoas para debater temas como o uso da Inteligência Artificial no controle externo e a capacitação de gestores públicos.
Nesta semana, membros da organização se reuniram no Tribunal de Contas de Santa Catarina para alinhar os preparativos do evento.
O encontro contou com a participação do presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Edilson Silva, que destacou a relevância do congresso para a modernização dos órgãos de controle, o presidente do Instituto Rui Barbosa, Edilberto Pontes, traz as expectativas para esta edição e o presidente do TCE de Santa Catarina, Herneus João De Nadal, reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento do sistema de fiscalização de contas públicas.
Realizado a cada dois anos, o Congresso Internacional dos Tribunais de Contas já teve edições anteriores em Fortaleza, Goiânia e João Pessoa, sempre promovendo o intercâmbio de conhecimento entre membros dos Tribunais de Contas do Brasil e do exterior.
Neste ano, a expectativa é ampliar a participação de especialistas e fortalecer as práticas de governança e transparência no setor público.