A diretora de estratégia digital da FSB Comunicação, Daniela Pereira, e o conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN) apresentaram a segunda edição do projeto Comunica, no segundo dia do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas.
Os painelistas compartilharam experiências sobre como a comunicação pública pode ser potencializada a partir de práticas colaborativas, com o uso de ferramentas digitais, escuta ativa e articulação institucional. “Uma das novidades deste ano é a participação das ouvidorias dos Tribunais de Contas, áreas que também se relacionam diretamente com a sociedade”, disse Daniela Pereira. A diretora de estratégia digital ressaltou ainda que, em breve, serão lançados o edital e as inscrições para a premiação de boas práticas das assessorias de comunicação e das ouvidorias, ação que integra o projeto.
De acordo com o conselheiro Gilberto Jales, o renovado apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento ao projeto reflete o reconhecimento da importância da iniciativa para o aprimoramento institucional e o desenvolvimento das práticas de comunicação no controle externo. “A decisão do BID de financiar novamente a iniciativa, após os resultados consistentes da primeira edição, é também um sinal claro da confiança que a Atricon tem conquistado junto a organismos internacionais e à sociedade brasileira”, afirmou o conselheiro.
Durante o debate, foram abordados temas como inovação nos canais de relacionamento com os cidadãos, fortalecimento da imagem institucional e integração entre comunicação e ouvidoria. A troca de experiências reforçou a importância da comunicação como instrumento de aproximação entre os Tribunais de Contas e a sociedade.
O projeto Comunica é realizado pela Atricon, com execução da FSB Comunicação, patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e apoio do Instituto Rui Barbosa. O projeto inclui mentorias com especialistas, encontros on-line para troca de experiências e produção de conteúdos estratégicos que vão apoiar o trabalho das equipes de comunicação e ouvidorias em todo o país.
III CNCTC
O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) acontece até esta quinta-feira (7), no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O encontro reúne comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.
O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.
Texto: Priscila Oliveira/TCE-RS
Foto: Joel Arthus/TCE-AM
Edição: Ligia Caputo/TCMRio e Abracom