O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva, participou, nesta terça-feira (18), da solenidade de abertura do 9º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon), na Ópera de Arame, em Curitiba (PR).
O evento, que acontece até esta sexta-feira (21), é o maior encontro técnico da categoria e deverá reunir auditores dos 33 tribunais de contas brasileiros, autoridades, especialistas renomados e convidados nacionais e internacionais.
Durante a abertura, o presidente da Atricon falou sobre a importância dos Tribunais de Contas. “O controle externo não existe para encontrar erros. Ele existe para produzir confiança. Confiança de que os recursos públicos chegarão a quem deles necessita”, afirmou.
Edilson Silva ressaltou, porém, que a confiança não surge por decreto, mas é construída todos os dias. “Nos Tribunais de Contas, ela é construída também, em grande medida, pelo trabalho técnico, independente e qualificado dos auditores de controle externo”, destacou.
Encaminhando para a conclusão de sua fala, Edilson Silva voltou a enaltecer a importância dos auditores para a sociedade. “Uma carreira que ajuda a prevenir desperdícios, combater irregularidades, aprimorar políticas públicas e fortalecer a confiança nas instituições”, concluiu.
Renovação de acordo com o TCU
Durante a abertura do 9º Conacon, o presidente da Atricon e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Jorge Oliveira, assinaram a renovação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 012/2024, que prevê a divulgação, o fomento e a utilização da plataforma do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), e-Prevenção, pelos servidores dos Tribunais de Contas dos Estados. No Sistema, o gestor responde a um questionário, recebe um diagnóstico detalhado sobre o nível de exposição à fraude e corrupção da organização e conta com uma funcionalidade que lhe permite elaborar um plano de ação.

O 9º Conacon
O 9º Conacon é organizado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (AudTCE-PR) e apoio institucional do TCE-PR.
Com o tema Auditoria de Controle Externo que Transforma: Impacto Social e Simetria Constitucional, o evento tem como objetivo discutir a importância da auditoria de controle externo, com foco no seu impacto social na melhoria da gestão pública e na promoção de resultados concretos para a sociedade.
O 9º Conacon também promoverá reflexões sobre a simetria constitucional dos Tribunais de Contas, destacando a importância de garantir padrões institucionais mínimos para organização, funcionamento e autonomia das auditorias de controle externo de todo o país.