Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCDF e TCU assinam convênio com Universidade de Lisboa

Educação: Faculdade de DireitoO presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Conselheiro Renato Rainha, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Aroldo Cedraz, celebraram um convênio com o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e o Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O ajuste foi assinado durante o III Seminário Luso-Brasileiro de Direito, na capital de Portugal. O objetivo é promover a cooperação e o intercâmbio em ensino e pesquisa.
O acordo firmado no início de abril cria incentivos para a participação de servidores do TCDF e do TCU em programas de ensino e pesquisa do IDP e do ICJPD da Universidade de Lisboa. Docentes e estudantes dos institutos também vão participar dos programas desenvolvidos pela Escola de Contas do TCDF e pelo Instituto Sezerdello Corrêa, do TCU. Serão realizados cursos presenciais e à distância, especializações em controle externo e financeiro, programas de pós-graduação, consultorias e outras atividades acadêmicas. A cooperação já está em vigor e tem duração de cinco anos, período que pode ser prorrogado.
Sobre o Seminário
O III Seminário Luso-Brasileiro de Direito promoveu debates entre juízes, advogados, juristas e professores renomados do Brasil e de Portugal sobre assuntos como o sistema político e o risco de erosão do regime democrático, os direitos fundamentais e o combate à corrupção no exercício das funções política e administrativa. Entre os participantes estavam o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, o presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Aroldo Cedraz, e o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, Juiz Conselheiro Guilherme d’Oliveira Martins. A conferência de encerramento do evento foi coordenada pelo presidente do TCDF, Conselheiro Renato Rainha.
Mais recentes

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Leia também

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.