Foi realizada na tarde desta quinta-feira (22), durante o segundo dia do 2º Laboratório de Boas Práticas (2º LabTCs), que ocorre em Cuiabá (MT), a reunião da Comissão de Sistematização do Plano Estratégico da Atricon. O presidente da entidade, Cezar Miola, abriu o encontro alertando que o período para a realização das atividades do grupo é reduzido, mas que o desafio será vencido.
O vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva, apresentou um histórico dos planejamentos estratégicos da entidade e suas influências sobre os planos de gestão. “Os referenciais resultaram em fortalecimento da imagem institucional a partir do impacto das ações empreendidas pelos Tribunais de Contas; reconhecimento social de sua relevância institucional no cenário nacional; qualificação de suas relações institucionais; e, por fim, possibilitaram, no presente, momento propício a avanços”, concluiu.
Edilson de Sousa será responsável por auxiliar o conselheiro Valter Albano (TCE-MT) na coordenação da elaboração do novo Planejamento Estratégico da entidade. Em sua participação na reunião, Valter Albano destacou que empenhará esforços na elaboração das ações que nortearão as atividades da entidade nos próximos biênios.
Na sequência, integrantes da consultoria externa responsável por atuar no processo de elaboração do Plano apresentaram a proposta de trabalho para o planejamento estratégico e o cronograma de atividades. Concluída a fase de avaliação do andamento e resultados das iniciativas atuais, a próxima etapa é a de realização da pesquisa eletrônica, que começa na próxima segunda-feira (26) e vai até o dia 4 de agosto.
O cronograma prevê ainda a avaliação das respostas à pesquisa, a elaboração de uma minuta e a realização de três encontros presenciais para debater a minuta. Além destas etapas, há ainda as fases de ajustes, de avaliação da proposta, de revisão da versão final, de deliberação do Plano Estratégico e, por fim, a publicação do Plano, que está prevista para o dia 2 de dezembro.
Avaliando a etapa que se inicia na próxima semana, o conselheiro Valter Albano falou que ouvir as lideranças é o momento mais importante do processo e que o desafio é mobilizar as pessoas para que respondam. A constatação foi reforçada pelo diretor de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos da Atricon, Gilberto Jales, que comentou que o desafio se torna maior porque o Planejamento Estratégico da entidade acaba servindo de espelho para os Tribunais de Contas.
O auditor Luiz Genédio Mendes (TC-DF) demonstrou preocupação com o fato de que o questionário eletrônico pode receber pouca adesão de presidentes e conselheiros ao ser enviado por e-mail. Gilberto Jales sugeriu que, no encaminhamento do ofício, haja um reforço da necessidade de que sejam dadas respostas pessoais.
Ao final do encontro, foram abordadas outras possibilidades de encaminhamento de respostas ao questionário para garantir maior adesão. O vice-presidente Edilson de Sousa aproveitou para reforçar a importância de se ouvir as entidades parceiras e externou sua expectativa em relação ao Plano Estratégico. ‘Eu creio que esse será o melhor plano que a Atricon já teve”, finalizou.
Veja aqui mais fotos da reunião.
Foto: Douglas Santos (TCE-SC)