O livro “Gestão da Educação Básica Pública”, de autoria do especialista em Gestão de Projetos e em Controladoria e Finanças Públicas Leomir Araujo, funciona como um guia para aumentar a captação de recursos da educação e aplicá-los com proteção jurídica. A obra trata sobre captação e execução de recursos da educação básica pública, baseado nas mais recentes disposições legais. São 100 perguntas e respostas com sólida fundamentação que orientam gestores e técnicos para atuarem com segurança e terem resultados.
Tais direcionamentos são fruto da experiência de Leomir Araujo como servidor efetivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à frente da coordenação nacional de implementação do novo Fundeb, de suas palestras e cursos relativos a políticas públicas.
O livro tem como público alvo os gestores e fiscais de contratos de secretarias de educação e as equipes técnicas de assessoramento de secretarias de educação, além de procuradores jurídicos, advogados, profissionais de controle interno, diretores, dirigentes e demais agentes públicos envolvidos em processos de licitação e contratação pública para a educação, auditores de controle externo, membros do Ministério Público e agentes políticos militantes da educação pública.
O prefácio da obra foi escrito pelo vice-presidente de Relações Político-Institucional da Atricon, Cezar Miola, que comentou sobre a relevância do livro. “Esta obra traz informações necessárias à gestão eficiente dos recursos no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na perspectiva de contribuir com a melhoria efetiva da qualidade da educação básica pública em nosso País”, destacou.
*Fonte: Inteligência Educacional, com alterações.