Banco Interamericano de Desenvolvimento quer ampliar diálogo com os Tribunais de Contas

A palestra “Fonte de Financiamento para o Controle Externo” foi apresentada pela representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  Mônica Merlo, na manhã desta quarta-feira (4), durante o XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, em Vitória. A palestra integra o quadro de atividades especiais do evento.

Durante sua apresentação Mônica explicou como teve início a parceria entre o BID e os Tribunais de Contas, em 1992. Na época foi assinado um memorando com a Controladoria Geral da União, que permitiu a ampliação da aliança com as Cortes de Contas do país para a captação e destruição de recursos.

Mônica explicou ainda que a Promoex foi a principal fonte de diálogo entre o banco e os Tribunais de Contas. A parceria permitiu ao BID conhecer e acompanhar o processo de auditorias externas em 15 tribunais. Embora esta parceria já tenha sido encerrada, Mônica garantiu que “a parceria continua e o banco está sempre pronto para apoiar a todo”.

“Queremos manter um diálogo permanente, baseado na confiança e no compromisso para o desenvolvimento econômico deste país. Para isso, precisamos do desenvolvimento da capacidade institucional e transferência de conhecimentos”, disse a representante do BID.

Para o calendário de atividades do BID em 2014, Mônica destacou a formação de uma parceria com o Banco Mundial, que facilitará maior distribuição de recursos aos países mais necessitados.

O Congresso

O XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), partilhada com o Tribunal de Contas do Espírito Santo, como anfitrião, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom).

Serviço:

XXVII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil

Quando: 03 a 06 de dezembro

Local: Centro de Convenções de Vitória

Leave a Reply