Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Atricon vai regulamentar processo eleitoral para renovação da diretoria da associação

O presidente da Associação dos Membros de Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Antonio Joaquim, anunciou na abertura do 2º Encontro do Conselho Deliberativo da entidade que não será candidato à reeleição e que vai trabalhar pela regulamentação do processo eleitoral, de maneira a garantir ampla transparência e liberdade para que todos os filiados possam participar. A eleição da próxima diretoria vai ocorrer no último dia do XXVII Congresso dos Tribunais de Contas, que será realizado de 3 a 6 de dezembro, na cidade de Vitória (ES).

“Nas eleições passadas, inclusive naquela em que fui eleito, sempre houve grande reclamação de que as chapas eram formadas de última hora, pela cúpula”, registrou o conselheiro Antonio Joaquim. Segundo ele, com a regulamentação do processo eleitoral, todos os membros da associação terão tempo suficiente para um amplo debate sobre o futuro da instituição e  para a composição de chapas.

O presidente da Atricon disse que decidiu antecipar sua decisão de não disputar a reeleição, apesar de ser praxe na associação a recandidatura do dirigente, porque assim deixaria o processo mais democrático, à luz solar. Para ele, sendo de conhecimento público de que não participará da disputa, terá mais tranquilidade para presidir o processo eleitoral.

O conselheiro observou, por outro lado, que alguns conselheiros já estão se movimentando com envio de correspondências pessoais com lançamento de nomes para as Presidências da Atricon e do Instituto Rui Barbosa, como o presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ), conselheiro Thiers Montebello, que lançou os conselheiros Valdecir Pascoal (TCE-PE) e Sebastião Helvécio (TCE-MG), respectivamente, para os dois cargos.

Para ele, essa movimentação justifica a organização do processo eleitoral, já com dadas e prazos para inscrição de chapas e filiação de novos associados com direito a voto.

Mais recentes

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Leia também

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.