Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Cartilha do TCE-SC orienta contratação de serviços de controladores de trânsito

O Tribunal de Contas de Santa Catarina disponibilizou em seu portal na Internet (www.tce.sc.gov.br), nesta quarta-feira (17/10), a cartilha “Orientações para a contratação de serviços de controladores eletrônicos de trânsito” (Quadro 1). Desenvolvida por técnicos da Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC), a nova publicação tem por objetivo evidenciar as normas que devem ser observadas no momento da realização de procedimento licitatório para a contratação de tais serviços.

Conforme destaca o presidente do TCE/SC, conselheiro César Filomeno Fontes, no prefácio da obra, a edição da publicação pretende “servir de base para que a Administração Pública possa, na defesa do erário e dos cidadãos, realizar serviços que, como qualquer outro de cunho social, atendam às necessidades locais”, sempre em respeito aos princípios constitucionais da legalidade, economicidade, eficiência e isonomia.

Disponível somente na versão eletrônica, a cartilha aborda, em 80 páginas, assuntos (Quadro 2) que possibilitarão ao gestor público avaliar a possibilidade de aquisição de equipamentos de controle do trânsito — radares e lombadas eletrônicas — em vez da simples locação; e comprovar a necessidade de instalação desses equipamentos, mediante estudos e projetos básicos que devem seguir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Com o uso de linguagem objetiva e didática, explica ainda como elaborar orçamento com detalhamento dos preços e ressalta a necessidade de serem observadas, na elaboração do edital, eventuais especificações técnicas que possam restringir a participação de vários concorrentes, evitando a ocorrência de irregularidades no procedimento licitatório.

A publicação alerta, no entanto, que os controladores eletrônicos devem ser utilizados somente após a análise das causas e dos tipos de acidentes e de adotadas medidas de engenharia, como sinalização horizontal e vertical, execução de calçadas e meio-fios, pavimentação da via, previsão de cercas e implantação de lombadas físicas. “É preciso ter clareza de que a utilização dos controladores eletrônicos não é a primeira nem a principal iniciativa para resolver problemas ou acidentes de trânsito”, destacam os autores, na conclusão da cartilha (Saiba mais).

Ao comunicar a elaboração da cartilha no início da sessão do Pleno desta quarta-feira (17/10), o presidente César Fontes destacou que a disponibilização da obra somente na versão eletrônica atende a parâmetros da sustentabilidade e otimiza eventuais alterações, em função de mudanças na legislação. Aproveitou para registrar a colaboração do conselheiro Julio Garcia, no sentido de sugerir a edição da publicação sobre um tema que vem suscitando diversas dúvidas. “É a primeira cartilha que o Tribunal edita neste sentido, como forma de contribuir para a lisura dos contratos e para a qualidade e segurança do tráfego”, finalizou.

Quadro 1: No Portal do TCE/SC
Neste primeiro momento, a publicação estará disponível em dois locais do site www.tce.sc.gov.br:
– Destaque na página principal: chamada “Radares e Lombadas Eletrônicas”
– Menu lateral: Publicações do TCE – Outras Publicações

Quadro 2: Assuntos constantes da cartilha
– Legislação e normas
– Definições
– Projeto básico
– Tipos de dispositivos
– Locação ou aquisição de equipamentos
– Orçamento-base
– Responsabilidade técnica
– Elaboração do Edital
– Contrato de risco
– Carta de solidariedade ou atestado de fabricante
– Técnica e preço
– Prorrogação x abatimento no preço
– Demonstração técnica — amostras
– Visto no Crea
– Visita ao local dos serviços
– Qualificação exorbitante — quantitativos mínimos e número de atestados
– Laudos emitidos por órgão específico
– Sigilo de dados cadastrais de condutores
– Direcionamento do certame

Saiba mais: Autores
– Pedro Jorge Rocha de Oliveira
– Denise Regina Struecker
– João Roberto de Sousa Filho
– Marivalda May Michels Steiner
– Rodrigo Duarte Silva

Mais recentes

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Leia também

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.