Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Experiência dos Tribunais de Contas na avaliação de políticas públicas compõe publicação lançada pelo Governo Federal

“Avaliação de Políticas Públicas pelos Tribunais de Contas: Fundamentos, Práticas e a Experiência Nacional e Internacional” é o tema do 13º capítulo do livro “Avaliando mais de meio trilhão de reais em gastos públicos”, artigo de autoria do Presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes (Pós-Doutor em Democracia e Direitos Humanos, Doutor em Economia) e do assessor da Presidência do TCE Ceará, o analista de Controle Externo, Gleison Mendonça Diniz (Pós-Doutor em administração e controladoria, Doutor em Administração de Empresas).

A publicação, organizada por Adolfo Sachsida, pesquisador na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é composta por 20 Capítulos e foi lançada nesta segunda-feira (10/12), durante o “Seminário Lançamento – Avaliação de Políticas Públicas / Guia Prático de Análise Ex Post”, realizado pelo Governo Federal, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com o resumo do artigo, disponível na página 401, “este capítulo faz uma análise da atuação dos Tribunais de Contas quanto à avaliação de políticas públicas. As auditorias operacionais ou de desempenho realizadas pelos Tribunais de Contas – órgãos de controle externo – abrangem diversas áreas, programas e órgãos governamentais, gerando determinações e recomendações aos órgãos avaliados. Procedeu-se uma revisão acerca dos aspectos e das aplicações de auditorias operacionais nos contextos internacional e nacional. Por fim, discorreu-se quanto à realização de auditorias operacionais no Brasil, especificamente nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.”

Durante o evento, foram lançadas outras duas grandes publicações sobre as expertises de órgãos da Administração Pública, com experiências nacional e internacional.

A programação foi dividida em três painéis:

Painel I: Políticas Públicas – “Guia Prático de Análise Ex Post”, instrumento de governança para auxiliar agentes públicos a dar andamento à agenda de reformas estruturantes do Estado, além de contribuir para uma melhor eficiência do gasto público;

Painel II: Políticas Públicas – Livro “CMAP 2016 a 2018: Estudos e Propostas do Comitê de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Federais”; Painel III: Políticas Públicas – Livro “Avaliando mais de meio trilhão de reais em gastos públicos”. Esta publicação, organizada por Adolfo Sachsida, pesquisador na Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Políticas públicas: avaliando mais de meio trilhão de reais em gastos públicos

* Com informações do Governo Federal.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3415-experiencia-dos-tribunais-de-contas-na-avaliacao-de-politicas-publicas-compoe-publicacao-lancada-pelo-governo-federal

 

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.