Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Faça sua inscrição no Simplifica TCs, evento de linguagem simples dos Tribunais de Contas

Estão abertas as inscrições para o Simplifica TCs: Linguagem Simples nos Tribunais de Contas, voltado ao fortalecimento da linguagem simples como instrumento de transparência, acessibilidade e aproximação entre as instituições públicas e a sociedade. O evento, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do próprio tribunal mineiro.

>> Inscreva-se aqui.

Promovido no contexto do projeto Simplifica, do TCE-MG, e das ações do Grupo de Monitoramento e Linguagem Simples das Decisões da Atricon, o encontro reunirá especialistas, gestores, magistrados e servidores públicos para debater experiências, desafios e soluções na implementação da linguagem simples no setor público.

Entre os destaques do evento estão, no dia 05/10 pela manhã: a Aula Magna sobre Linguagem Simples no Setor Público, com Heloísa Fischer, referência nacional no tema, além de um painel dedicado às experiências e iniciativas desenvolvidas por Tribunais de Contas e instituições parceiras.

No mesmo dia pela tarde e no dia 06 pela manhã é a vez das oficinas práticas, com foco na produção de comunicações, decisões e documentos mais claros, compreensíveis e acessíveis para o cidadão. As oficinas proporcionarão uma experiência prática e formativa, abordando temas como:

  • Linguagem Simples para Iniciantes;
  • Linguagem Simples aplicada a decisões;
  • Direito Visual e Linguagem Simples;
  • Diretrizes e técnicas de Linguagem Simples no Setor Público.

Para as inscrição, acesse os links abaixo. Cada participante pode se inscrever em até duas oficinas, uma por dia.

Mais recentes

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Leia também

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.