Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

IV CATC: Fabrício Carpinejar emociona e provoca reflexões na abertura do evento

O poeta, escritor e jornalista gaúcho Fabrício Carpinejar abriu, na noite desta quarta-feira (22), o IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (CATC) com a palestra magna “Transformação pelo afeto: que ninguém seja invisível ao seu lado”, realizada no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR), em Boa Vista (RR).

>> Veja mais fotos da palestra

Em uma apresentação marcada por emoção, humor e sensibilidade, Carpinejar envolveu o público ao tratar de temas como presença, vínculos e a valorização da simplicidade da vida. Entre histórias pessoais e reflexões sobre o cotidiano, o escritor convidou os participantes a repensarem o valor da atenção e da convivência nas relações humanas.

Logo no início da palestra, Carpinejar relatou uma experiência pessoal em que precisou levar o pai ao hospital e foi questionado pelo médico plantonista sobre informações básicas, como o tipo sanguíneo, medicamentos em uso e histórico de cirurgias. Surpreso por não saber responder a nenhuma dessas perguntas, o autor comparou a situação à sensação de desconhecer alguém muito próximo. A lembrança serviu como metáfora para introduzir uma das principais mensagens da noite: a importância de estar verdadeiramente presente nas relações.

“Infelizmente, as pessoas que menos conhecemos são aquelas que estão ao nosso lado”, destacou.

O escritor também criticou a pressa cotidiana e a superficialidade das relações modernas. Para ele, a velocidade do dia a dia, reduz a capacidade de perceber o outro e compromete até a forma como se constrói a memória afetiva. “A pressa elimina as delicadezas da vida. Se você tem pressa, não enxerga quem está ao seu lado — nem a si mesmo”, enfatizou.

Outro ponto abordado foi o peso de certos elogios e rótulos que, segundo o palestrante, podem mascarar sobrecargas emocionais. Expressões como “você é forte” ou “meu braço direito”, comuns no ambiente de trabalho, foram interpretadas como formas de invisibilizar sentimentos e individualidades.

Percepções do público

A acadêmica de Química da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Dandara Plasto de Oliveira, afirmou que a fala de Carpinejar a fez refletir sobre a importância da vida dos pais e da necessidade de valorizar os gestos simples, priorizando as pessoas que amamos.

Já a psicóloga do TCE-RR, Gardênia Félix, emocionou-se ao compartilhar que lembrou muito dos pais durante a palestra. Morando longe da terra natal, ela contou que nem sempre pode visitá-los, mas procura ligar todos os dias e, quando está presente, faz questão de dedicar seu tempo e atenção.

O auditor de Controle Externo do TCE-RR, Bruno Figuerêdo, concordou com a reflexão da esposa afirmando que ninguém é tão ocupado que não consiga tirar 15 minutos para se fazer presente na vida de quem ama. É sempre uma questão de prioridade.

IV CATC

O IV CATC acontece de 22 a 24 de outubro no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR), em Boa Vista (RR). A edição deste ano tem como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”.

O evento é realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) e Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Governo do Estado de Roraima e com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem patrocínio da Eneva e apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC-RR), do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR). Esta quarta edição do congresso tem como mídia parceira a Fundação Rede Amazônica e a CBN Amazônia, e conta com o apoio da Econorte e da BRS.

Texto: Lucyara Duarte (TCE-RR)
Foto: William Roth (Draco Digital)
Edição: Walquiria Domingues (TCE-RR)

Mais recentes

TCE-PB lança Seixas, Inteligência Artificial criada para apoiar análise de processos

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

Leia também

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.

X ENTC prorroga prazo para inscrição de iniciativas em oficinas

Com a mudança, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de setembro e as apresentações acontecerão no dia 24 de novembro, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, na cidade de Belém (PA).

IRB e STN abrem consulta pública sobre Guia de Custos para o Setor Público

A consulta antecede a publicação definitiva do guia e integra o processo de construção do documento, desenvolvido a partir de Acordo de Cooperação firmado entre o IRB e a STN, vinculada ao Ministério da Fazenda.