Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

IV CITC: Inaldo da Paixão (TCE-BA) é eleito presidente do Instituto Rui Barbosa para o biênio 2026/2027

O Conselheiro Inaldo da Paixão, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, foi eleito, por unanimidade, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027. A homologação do resultado ocorreu na tarde desta terça-feira (2/12), durante a Assembleia Geral do Instituto, realizada no âmbito da programação do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC). Inaldo recebeu os votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros — um feito inédito nos 52 anos de história da entidade.

A eleição marca também um momento simbólico: é a primeira vez que um conselheiro baiano assumirá a presidência de uma instituição que leva o nome de Ruy Barbosa, jurista de renome internacional e ilustre cidadão baiano. Visivelmente emocionado, Inaldo Araújo ressaltou a importância do momento e a força da unidade entre as Cortes de Contas: “Neste momento, em que tanto aprendi, vou deixar o coração fluir. Considero — e acredito que todos consideram — esta eleição diferenciada, porque, pela primeira vez na história do IRB, os 33 Tribunais de Contas que integram o nosso sistema votaram. Isso demonstra que precisamos estar unidos, porque unidos, como sistema, podemos fazer muito mais. Essa eleição também é a aprovação de um projeto que vem se desenhando ao longo dos últimos 15 anos, a partir das presidências que antecederam a que irei assumir.”

O presidente eleito fez questão de reconhecer o trabalho e a liderança do atual presidente, Conselheiro Edilberto Pontes, destacando seu legado para o fortalecimento institucional do IRB: “Vossa excelência plantou sementes no IRB que durarão por mais 50 anos, com raízes bem fincadas.”

Inaldo também agradeceu à equipe técnica do Instituto e prestou homenagem especial ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), pelo acolhimento da subsede do IRB e pela cessão de servidores e especialistas que atuam diretamente nas atividades do Instituto.

Em suas palavras finais, o novo presidente reafirmou o compromisso e o orgulho de levar a Bahia ao centro do sistema de controle externo brasileiro: “Da Bahia para o IRB, o meu coração emocionado vai estar sempre pulsante.”

A eleição unânime de Inaldo da Paixão reforça o espírito de cooperação, continuidade e fortalecimento do Controle Externo nacional, em um momento estratégico para o avanço das políticas públicas, da governança e da atuação integrada das Cortes de Contas.

IV CITC

Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC acontece de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).

A realização da quarta edição do Congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Prefeitura de Blumenau, Assembleia Legislativa e Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.

Fonte: IRB

Mais recentes

Vice-presidente Joaquim Castro representa a Atricon em homenagem ao conselheiro Edilberto Pontes

Atricon e IRB apresentam projetos ao Tribunal de Contas da Região Autónoma dos Açores, em Portugal

Iniciativa do TCE-MG gera economia de R$ 804 milhões aos cofres públicos

Diretor Saulo Mesquita representa a Atricon na abertura do seminário do Progov

Auditoria do TCE-MG aponta déficit de planejamento e integração nas políticas para a Primeira Infância em Minas Gerais

Leia também

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

As apresentações estão marcadas para o dia 24 de novembro, conforme prevê a programação oficial do evento.

Comissão divulga lista de trabalhos selecionados para a Revista Científica do X ENTC

Mais do que um veículo de divulgação científica, a RCENTC resulta de uma visão inovadora da Atricon, que identificou a necessidade de reunir, sistematizar e valorizar a produção intelectual e técnico-profissional desenvolvida no âmbito dos Tribunais de Contas e apresentada nos Encontros Nacionais promovidos pela entidade.

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.