Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

Rede Integrar lança referencial para auditorias sobre contratualização de hospitais no SUS

A Rede Integrar lançou, nesta segunda-feira (10), o Referencial de Auditoria em Contratualização de Hospitais no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento foi apresentado durante webinário promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e reúne diretrizes e boas práticas destinadas a apoiar a atuação dos órgãos de controle na fiscalização dos hospitais públicos e privados que prestam serviços ao SUS.

A abertura do evento contou com a participação dos representantes da Atricon e do Instituto Rui Barbosa na Rede Integrar, Cezar Miola e Sebastião Helvecio,  da secretária de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável do TCU, Vanessa Lopes de Lima, e do auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde do TCU, Alexandre Giraux Cavalcanti, que mediou o encontro. 

Na oportunidade, Cezar Miola ressaltou que o documento é importante não apenas para a atuação dos órgãos de fiscalização (interna e externa), mas também a gestores, controle social, pesquisadores e imprensa. Ao mesmo tempo, destacou a relevância da cooperação entre as instituições de controle para ampliar a efetividade das fiscalizações e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas. “Quando compartilhamos conhecimentos, metodologias e experiências, ampliamos a capacidade dos Tribunais de Contas de identificar riscos e apontar caminhos para o aperfeiçoamento da gestão. Na saúde, essa atuação coordenada ganha uma dimensão ainda mais relevante, porque a qualidade do gasto público se reflete diretamente no atendimento oferecido à população. Este referencial traduz bem o propósito da Rede Integrar: transformar a cooperação institucional em instrumentos capazes de gerar resultados concretos para a sociedade”, afirmou Miola.

O Referencial foi apresentado pelo chefe de Serviço de Fiscalização de Eficiência na Saúde do TCU, Antonio França da Costa. O documento busca qualificar as auditorias relacionadas à contratualização hospitalar, oferecendo parâmetros para a avaliação dos instrumentos que estabelecem a prestação dos serviços de saúde. Segundo o TCU, as orientações devem contribuir para melhorar a gestão, a transparência e a eficiência na aplicação dos recursos públicos destinados à assistência hospitalar.

Além do lançamento do documento, a programação contou com a palestra Requisitos contratuais para redução de custos hospitalares”, ministrada pelo médico e professor Renato Couto, especialista em gestão em saúde. A apresentação abordou aspectos da contratualização que podem contribuir para maior eficiência na gestão dos hospitais. 

O webinário foi acompanhado por mais de 700 participantes, entre auditores dos Tribunais de Contas, integrantes do Sistema Nacional de Auditoria e do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS), profissionais de auditorias internas estaduais e municipais e de controladorias-gerais, além de secretários de Saúde, dirigentes de hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais ligados à gestão e à assistência hospitalar. 

Atuação em rede

A contratualização de hospitais no SUS é uma das temáticas que integra as ações da Rede Integrar, espaço de cooperação formado pelos Tribunais de Contas brasileiros a partir de acordo de cooperação técnica entre o TCU, a Atricon, o Instituto Rui Barbosa (IRB) e os Tribunais de Contas aderentes. 

A Rede tem como objetivo fortalecer a cooperação técnica para a fiscalização e o aperfeiçoamento do ciclo de implementação de políticas públicas descentralizadas. Entre seus principais diferenciais está o compartilhamento de metodologias, dados, experiências e tecnologias, permitindo o desenvolvimento de soluções mais abrangentes e que possam ser replicadas em diferentes regiões do país. 

Acesse o Referencial de Auditoria em Contratualização de Hospitais no Sistema Único de Saúde

Assista ao webinário

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.

Rede Integrar inicia construção do PAT 2027 com a participação dos Tribunais de Contas

Rede Integrar intensifica acompanhamento de ações que devem ter resultados divulgados até o fim do ano