Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-CE intensifica luta contra a corrupção

corrupcao_portalÓrgão fiscalizador dos gastos públicos estaduais, criado há 80 anos, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará destaca o Dia Internacional Contra a Corrupção (9/12). Cabe à Corte de Contas identificar irregularidades e, se necessário, aplicar sanções aos responsáveis por dano ao erário.
O TCE Ceará desenvolve, também, ações educativas e de capacitação, garantindo maior eficiência nas políticas públicas. Entre os programas desenvolvidos pela Corte de Contas cearense destacam-se o Agente de Controle, destinado a incentivar estudantes de escolas públicas e particulares a exercerem sua cidadania; e o Gestores Escolares, que capacita diretores, coordenadores e técnicos das escolas no processo de prestação de contas dos recursos aplicados diretamente pelo setor.
Dia Internacional Contra a Corrupção
O Dia Internacional contra a Corrupção é uma referência à data da assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 de dezembro de 2003.
Em vigor desde 2005, objetiva fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo, também a recuperação de somas de dinheiro desviado dos países e a criminalização do suborno, lavagem de dinheiro e outros atos de corrupção.

Mais recentes

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

Índice do TCE-PE aponta avanços e desafios nas políticas de alfabetização dos municípios

TCU sediará lançamento de livros em outubro

Leia também

BID divulga programação do Seminário para Entidades de Fiscalização Superior

O encontro reunirá representantes do BID, membros e servidores de Tribunais de Contas e profissionais que atuam na fiscalização de projetos financiados, total ou parcialmente, com recursos do banco.

Minicurso aborda boas práticas na gestão de contratos de publicidade pública

Entre os apoiadores da atividade estão a Atricon, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

Capacitação da Rede Integrar reúne 24 Tribunais de Contas para uso da Plataforma Sinapse

A iniciativa pretende ampliar a efetividade, a transparência e a cobertura do acompanhamento das políticas públicas educacionais por meio da atuação coordenada das instituições que integram a Rede Integrar.