Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE Ceará apresenta matriz de planejamento de auditoria piloto sobre sistema prisional

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Diretoria de Aprimoramento da Gestão Pública II, unidade da Secretaria de Controle Externo (Secex) – participou, no último dia 21 de setembro, de reunião com representantes da administração penitenciária e da segurança pública do Estado. O objetivo foi apresentar fiscalização a ser realizada sobre comunicações irregulares dentro do sistema prisional. Trata-se de uma auditoria piloto, conduzida pelo TCE Ceará, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). 

Durante a reunião, a equipe do TCE Ceará apresentou a matriz de planejamento da auditoria, a qual foi validada pelos gestores presentes, como o secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque.

De acordo com o servidor Ricardo Carvalho, da Diretoria de Aprimoramento da Gestão Pública II, a fiscalização vai ser um trabalho basilar, já que o intuito é que, após a execução desta auditoria, sejam repassadas a metodologia aplicada e os resultados alcançados a outros Tribunais de Contas do país, por meio do Comitê de Segurança Pública do Instituto Rui Barbosa (IRB). “Além de conduzir uma fiscalização piloto, o nosso objetivo é gerar evidências que possam contribuir para o aprimoramento dos órgãos responsáveis pelo sistema prisional”, informou Ricardo.

Também foram explicados, durante o encontro, as etapas da auditoria e as atribuições entre os Tribunais de Contas. “A atuação do TCU concentra-se na fiscalização da aplicação de verbas federais — como o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), e em outras competências de âmbito federal. Já o foco do TCE Ceará é a verificação do controle da comunicação dentro dos presídios estaduais e da capacidade do sistema prisional em neutralizar essas comunicações irregulares”, explicou Ricardo. 

A execução da auditoria está prevista para o mês de outubro. Serão realizadas coletas de documentos, visitas in loco a unidades administrativas, aplicação de pesquisa e entrevistas com gestores públicos e demais responsáveis.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE Ceará

Mais recentes

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

Valdecir Pascoal representa TCE-PE no Colegiado que fiscalizará o Comitê Gestor do novo imposto IBS

Atricon recomenda: livro aborda o acordo de não-persecução administrativa

Leia também

Atricon apoia guia do UNICEF sobre equidade étnico-racial nas políticas públicas

O material integra a edição 2025-2028 do Selo UNICEF e apresenta recomendações para áreas como educação, saúde, assistência social, proteção contra violências, água, saneamento, participação social e planejamento orçamentário.

Portaria estabelece regras para uso de IA Autônoma no TCE-PE

A medida busca reduzir riscos à segurança digital e proteger dados e informações do Tribunal. Esse tipo de ferramenta é capaz de tomar decisões e executar tarefas com pouca ou nenhuma supervisão humana, a partir de um objetivo definido.

Sebastião Helvecio apresenta experiência dos TCs em seminário na Espanha

O conselheiro emérito participou do Seminário “Fundos Europeus na Universidade Pública: Gestão, Controle e Responsabilidade Institucional”, realizado pela Universidad de Castilla-La Mancha.