Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-RS: Cezar Miola destaca que municípios gaúchos avançam no ensino étnico-racial

O vice-presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, apresentou um panorama sobre a aplicação, no Rio Grande do Sul, do artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O conselheiro proferiu palestra, na segunda-feira (20), no 1º Seminário de Educação Étnico-Racial e Equidade de Nova Petrópolis.

Miola destacou o levantamento mais recente do TCE-RS, aplicado em 2025 e respondido por 488 municípios (98% do estado), que expõe um cenário de avanços legislativos significativos, impulsionados por mais de uma década de fiscalização e auditorias continuadas do órgão de controle externo. A maioria das cidades declarou ter adaptado seus currículos para incluir a história afro-brasileira, africana e indígena de forma transversal. Contudo, ele advertiu que a distância entre o texto normativo e a realidade das salas de aula permanece evidente no cotidiano escolar.

O problema da consolidação dessa política pública antirracista, reforçou Miola, reside na persistência de gargalos estruturais e orçamentários que travam a eficácia das diretrizes nacionais. Destacou que os dados do Tribunal de Contas revelam que 50,4% dos municípios gaúchos não alocaram nenhum recurso específico para a temática em suas peças orçamentárias, enquanto 39,3% deixaram de oferecer qualquer formação continuada para os seus docentes. Somam-se a isso a escassez de equipes dedicadas às ações de equidade nas secretarias e a falta de protocolos formais para o combate direto a episódios de racismo em 93% das redes. Esses vazios institucionais mantêm as práticas educativas dependentes de ações voluntaristas, descontinuadas e episódicas, fragilizando a dimensão prevista pela legislação vigente.

Ao encerrar sua apresentação, o vice-presidente da Atricon enfatizou que, para romper esse ciclo, a atuação dos tribunais de contas assume papel indutor e decisivo ao incorporar critérios de educação antirracista ao Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC). Em articulação com a Atricon e em cooperação com o Ministério da Educação, o modelo gaúcho busca induzir políticas perenes, que combinem governança, financiamento adequado e capacitação permanente para os educadores. Finalizou destacando que o cumprimento rigoroso do dispositivo legal transcende a mera obrigação burocrática, tratando-se de um imperativo ético de reparação histórica, valorização da memória e construção de pertencimento para as novas gerações, cuja efetivação requer prioridade orçamentária imediata do poder público.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-RS

Mais recentes

MEC capacita equipes dos Tribunais de Contas sobre utilização da Prova Nacional Docente

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Leia também

MEC capacita equipes dos Tribunais de Contas sobre utilização da Prova Nacional Docente

Realizada em formato virtual, a capacitação teve como foco a Prova Nacional Docente (PND) e as possibilidades de utilização dos resultados da avaliação em concursos públicos e processos seletivos para professores da educação básica.

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.