Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

TCE-SP: Podcast recebe Beatriz Biscalchim, do Sebrae, para debater desburocratização e inovação

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) disponibilizou, em seu canal oficial no YouTube, novo episódio do videocast Mulheres que Transformam, que recebeu Beatriz Biscalchim, Coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae São Paulo, para uma conversa sobre desburocratização, ambiente de negócios e inovação na gestão pública.

Apresentado por Karyn Bravo, o programa dá voz a mulheres que ajudam a construir um setor público mais eficiente, inovador e conectado com as necessidades da sociedade.

Simplificação de processos

Beatriz, que está à frente da agenda de simplificação do Sebrae há seis anos, explicou o que significa, na prática, desburocratizar: revisar os processos municipais, especialmente os de abertura e legalização de empresas, para dar maior previsibilidade, transparência e segurança tanto aos empreendedores quanto aos próprios gestores públicos.

A convidada destacou, contudo, que a simplificação tem limites: “A administração pública tem burocracias que são necessárias, para a proteção do que é público”. O trabalho do Sebrae, segundo ela, concentra-se na chamada burocracia desproporcional, aquilo que mais atrapalha do que ajuda.

O erro comum: digitalizar a burocracia

Entre os erros mais frequentes dos municípios ao tentar simplificar, Beatriz apontou a mera digitalização da burocracia: implementar um processo digital sem revisitar o fluxo, a legislação e os dispositivos legais que regem o serviço. “A gente brinca que é digitalizar a burocracia e não simplificar de fato”, afirmou.

A coordenadora também ressaltou que inovação e simplificação não dependem necessariamente de grandes investimentos, podendo começar com uma simples revisão de fluxos e processos, e defendeu o envolvimento dos gestores públicos na construção das soluções como caminho para vencer resistências e promover uma mudança cultural.

Boas práticas e referências

Como exemplo inspirador, a convidada citou o município de Vinhedo, na região de Campinas, reconhecido na categoria Inovação do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, por projetos como o sandbox regulatório, apoiado no Marco Legal das Startups, e a compra pública de solução inovadora.

Beatriz lembrou que o Sebrae está presente em 99% dos municípios paulistas, com soluções gratuitas para cidades e gestores públicos, e destacou os avanços do Estado na redução do tempo de abertura de empresas desde 2023.

Encerrando a conversa, a coordenadora deixou uma recomendação aos gestores e gestoras públicas: revisitar os processos a partir do ponto de vista do usuário, empreendedor ou cidadão. “A inovação é positiva a partir do momento em que colocamos pessoas no centro. Políticas públicas são boas quando melhoram a vida dos cidadãos e dos empreendedores”, concluiu.

O programa Mulheres que Transformam está disponível no canal oficial do TCE-SP no YouTube.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TCE-SP

Mais recentes

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Leia também

Comitê Executivo do MMDi-TC avalia resultados dos pilotos e define próximos passos

Reunião abordou os avanços dos testes nos Tribunais de Contas, a participação no Encontro Nacional e os preparativos para o ciclo de 2027.

Conselho Diretor do CNCE-CGIBS realiza primeiro encontro e define ações iniciais

A reunião teve como objetivo discutir prioridades e definir os primeiros encaminhamentos relacionados à estruturação e ao funcionamento do colegiado.

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Na ocasião, Edilberto Pontes participou do painel 2, com o tema “Qual o papel dos Tribunais de Contas nas finanças dos entes federativos?”, atividade que teve mediação de Bradson Camelo, subprocurador-geral do MP de Contas da Paraíba e ex-presidente da ABDE, e de Vanessa Reis, procuradora do Estado do Rio de Janeiro.