Edilberto Pontes fala sobre transparência e integridade no III Fórum Nacional do Controle

Representando o Instituto Rui Barbosa (IRB), o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, participa em Brasília (DF), do III Fórum Nacional do Controle que, nesta edição, traz como tema “Integrando o Brasil para fazer bem”. O encontro acontece dias 28 e 29/11, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do TCU. A solenidade de abertura, nesta manhã (28), contou com a participação de autoridades nacionais como o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o vice-presidente, Hamilton Mourão; o procurador-geral, Augusto Aras; e o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

Do TCU, estavam o presidente José Mucio Monteiro e o ministro Augusto Nardes, que coordena o evento. Das Cortes de Contas brasileiras também o presidente da Associação, Fábio Nogueira (Atricon), do Sistema Tribunais de Contas, conselheiro Edilson Silva (CNPTC) e o ministro substituto Marcos Bemquerer (Audicon).

Depois da abertura, com a saudação inicial das autoridades, o evento prosseguiu com uma palestra magna do Ministro Augusto Nardes, sobre “Governança Pública para Transformar o Brasil: A Contribuição do Controle”. Sustentabilidade, integridade, inovação, desburocratização, prestação de contas, dificuldades e oportunidades de aprimoramento estão na programação, em diferentes debates estilo Talk Show.

Nesta tarde (28/11), o presidente Edilberto Pontes integrou uma mesa (Talk Show) que teve como tema “Transparência e Integridade da Administração Pública”. O momento foi mediado pela secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), Claudia Taya. Discutiram o tema o diretor executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Kennedy Nunes; o presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), ministro substituto Marcos Bemquerer; e o membro do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Carlos Eduardo Girão de Arruda – controlador-geral do Mato Grosso do Sul (CGE/MS).

A terceira edição do Fórum Nacional de Controle se propõe à integração das instituições de Controle Externo, por meio de ações de capacitação; elaboração de minutas de legislação sobre governança; compartilhamento de informações; e disseminação de boas práticas de governança entre os entes federados.

O Fórum prossegue nesta sexta-feira (29), com Oficina sobre “Segurança para tomar decisões: o papel do compliance, da transparência e da prestação de contas”, tendo à frente a Confederação Nacional de Municípios (CNM), contando com participação de representantes do Ministério da Educação, do TCU, da CGU e de Prefeitos.

Assista a transmissão do evento aqui.

* Com informações e fotos da Atricon e do TCU.

 

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3924-presidente-edilberto-pontes-fala-sobre-transparencia-no-iii-forum-nacional-do-controle