Escola de Contas do TCE de Pernambuco já prepara novos cursos para este trimestre

A Escola de Contas Públicas “Professor Barreto Guimarães”, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), oferecerá dois cursos de extensão neste primeiro quadrimestre de 2013, segundo informou o seu diretor, conselheiro Romário Dias. Depois da boa receptividade da primeira turma em 2012, serão oferecidos cursos de extensão em Licitações Públicas e Contratos Administrativos, além de um terceiro sobre Controle Interno.
As aulas de Licitações Públicas e Contratos Administrativos terão início no próximo mês de março, com carga horária de 270 horas/aulas, distribuídas em 10 meses. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 8 de fevereiro pelo site da própria Escola.
Já o curso de extensão em Controle Interno, começará no mês de abril, com carga horária de 264 horas/aulas, distribuídas em nove meses. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 22 de fevereiro no mesmo endereço.
As aulas serão ministradas na própria ECPBG, localizada na Avenida Mário Melo, 90, Santo Amaro, Recife-PE, uma semana por mês, no horário das 14h às 19h30. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas aos interessados que tenham, no mínino, o ensino médio completo.
A EXTENSÃO – De acordo com Maria Paula Antão, coordenadora da Escola, os cursos de extensão geralmente são acadêmicos e com pequena carga-horária. “Destinam-se a complementar o conhecimento em áreas específicas e têm por objetivo atender às demandas da sociedade e às necessidades de educação continuada, independentemente da escolaridade e formação de acordo com o projeto de cada curso”, disse ela.
Aos participantes dos cursos de extensão serão conferidos Certificados de Extensão, obedecidos aos critérios de aproveitamento e frequência descritos no projeto.
Os cursos de extensão oferecerão também subsídios técnico-práticos e científicos para aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, acrescenta, “tanto podem abrir novas perspectivas de aprendizagem como oferecer um olhar mais cuidadoso e atento sobre um assunto de interesse pessoal”.
A Escola de Contas publicará, em breve, o edital do curso de pós-graduação em Gestão Pública e Controle, cujo início está previsto para ocorrer em abril próximo. O curso tem como objetivo aprimorar a formação de profissionais que executam suas atividades nas diversas áreas da administração do setor público, com ênfase no controle administrativo, financeiro, orçamentário e patrimonial, dotando-os de competências que os ajudem a atuar de forma mais ágil e sob uma perspectiva de alcance de resultados, finalizou Maria Paula.

BALANÇO DE 2012 – A quarta edição do “Fazendo Escola”, o informativo da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, já está disponível para os servidores públicos e demais interessados que desejarem saber o que foi realizado pela instituição no ano de 2012.
Foram impressos mil exemplares com um resumo de suas realizações. Na área de Educação Corporativa, são destacados os avanços após a realização de dois cursos de longa duração: “Aperfeiçoamento em Licitação Pública” e “pós-graduação em Direito Público”. Ainda neste setor, a revista apresenta os números de alunos capacitados e cursos oferecidos no exercício anterior.
Na parte de Conhecimento e Inovação, o destaque foi a 17ª Oficina do Conhecimento (Terceiro Setor: Controle das Organizações Sociais) realizada no final de novembro. O “Fazendo Escola” também faz um balanço dos números do Facebook e Twitter, além de apresentar as novidades da temporada: os grupos de conhecimento – Orçamento e Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Licitações em Debate.
Próximo ao fechamento da edição da revista, a ação “Escola Cidadania” recebeu o prêmio nacional “Construindo uma nação” na área de Políticas Públicas. Na página oito do informativo também são apresentados os números das três ações do TCEndo: Escola, Fórum e Conselhos Municipais.
FONTE: Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 26/01/13

Leave a Reply