Inspiração para boas práticas

Os números negativos que retratam muitos aspectos da educação brasileira fazem parte de um triste cenário enfrentado pela população mais pobre. Metade das crianças com oito anos não aprendeu o mínimo em português e matemática; 2 milhões de brasileiros de quatro a 17 anos estão fora da escola. É a possibilidade de um futuro próspero sabotado já nos primeiros anos de vida.

Incrédulos, costumamos repetir esses dados, mas pouco falamos das experiências que dão certo, de quais fatores estão envolvidos naqueles casos em que os alunos têm a oportunidade, na rede pública, de ter acesso à educação de qualidade e com equidade. E a realidade também nos apresenta avanços e resultados exitosos. Professores preparados, instalações físicas adequadas e baixos índices de evasão escolar.

Há uma receita de sucesso? É possível multiplicar esses modelos? Motivados a buscar essas respostas, os Tribunais de Contas estão mobilizados em torno do projeto Educação que Faz a Diferença, que visa a mapear as redes de ensino do país com bons resultados no ensino fundamental. Uma parceria com o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) possibilitou o desenvolvimento de critérios padronizados de análise.

Organizada em duas etapas, a iniciativa prevê a identificação das redes locais com bom desempenho e visitas dos auditores dos Tribunais de Contas com o objetivo de conhecer as estratégias exitosas. A intenção é de que essas boas práticas sejam replicadas pelas demais escolas. É pensando também na afirmação do professor e economista Ricardo Paes de Barros de que, no Brasil, sabemos alfabetizar, mas temos dificuldade de copiar os bons exemplos, é que elaboramos esse projeto. Não basta investir recursos, treinar professores, motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da educação. Esse é o caminho. Já começamos a trilhá-lo.

Conselheiro do TCE-RS CEZAR MIOLA

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