Aconteceu na manhã desta quinta-feira (12/11) o Encontro de Auditorias Internas dos Tribunais de Contas do Brasil. A reunião virtual foi o resultado de uma articulação entre a Atricon, o IRB, a Abracom, a Audicon e o CNPTC, e sob a coordenação do Tribunal de Contas da União, com o propósito de promover a integração dos Controles Internos e compartilhar iniciativas relacionadas ao cotidiano dessa importante atividade.
Participaram representantes de todos os Tribunais de Contas do Brasil, que foram saudados pelo ministro presidente do TCU, José Mucio Monteiro, ocasião em que falou sobre a importância da interlocução entre as unidades de controle interno das Cortes brasileiras.
O presidente da Atricon, Fábio Nogueira, também falou aos participantes e destacou o controle interno como quesito da missão constitucional dos Tribunais de Contas. Para ele, as auditorias internas são pontes para o controle social e instrumento permanente de diálogo das Cortes com a sociedade.
O conselheiro Sebastião Helvécio, vice-presidente de relações institucionais do IRB, falou pelo Instituto, reconhecendo a importância das auditorias internas na qualificação das ações de controle. O presidente do CNPTC, Joaquim de Castro, seguiu nessa linha e elogiou a iniciativa da reunião, como forma de compartilhamento de boas práticas.
Ascom Atricon