O projeto Comunica, desenvolvido pela Atricon em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a FSB Comunicação, dá sequência à fase de capacitações com o encontro que tratará sobre o uso de linguagem simples. O treinamento on-line, voltado às equipes de comunicação dos Tribunais de Contas e de parceiros, ocorrerá na próxima quarta-feira (29), a partir das 9h.
O curso será ministrado pela especialista em técnicas de simplificação da linguagem, Mar Alves, com a participação da auditora pública externa, Joseane Aparecida Correa, do Programa de Linguagem Simples e Inovação Jurídica do Tribunal de Contas de Santa Catarina. (TCE-SC). Mar Alves é assessora de projetos do Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo (Lab11).
A primeira edição da série de treinamentos do projeto Comunica, que contou com a presença de 60 profissionais, foi realizada no dia 16 de maio, com a palestra “A Força das Comunidades”, ministrada pelas estrategistas digitais da FSB, Daniela Pereira e Dominique Thomaz.
A atual fase da iniciativa consiste na preparação dos participantes para a implementação prática das estratégias de comunicação desenvolvidas na etapa inicial do projeto. Durante reuniões individuais já realizadas, foram discutidos os principais pontos levantados na imersão, visando adaptar as ações de acordo com as necessidades específicas de cada Tribunal de Contas.
Além disso, os participantes terão acesso a materiais de apoio, incluindo modelos de planejamento estratégico, métricas de avaliação de desempenho, orientações para o uso eficaz do LinkedIn, entre outros recursos essenciais para fortalecer a comunicação institucional e promover uma interação mais eficaz e transparente com a sociedade.
O presidente da Atricon, Edilson de Sousa Silva, destaca que os treinamentos foram projetados para capacitar os assessores de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, fornecendo-lhes as habilidades e conhecimentos necessários para melhorar a transparência, eficácia e impacto de suas atividades comunicativas.
Coordenador do projeto na Atricon, o vice-presidente de Relações Político-Institucionais da entidade, Cezar Miola, reforça o otimismo e o comprometimento das equipes dos TCs com o projeto que busca subsidiar ações para tornar mais eficaz o processo de comunicação dos órgãos de controle com a sociedade.
Saiba mais:
Mar Alves: Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, trabalha há 10 anos com processos de aprendizagem e comunicação, e atua com desenvolvimento de adultos desde 2016. É membro fundadora da Rede Linguagem Simples Brasil e faz parte do Linguagem Simples Lab.
Conheça a equipe do projeto:
FSB: Daniela Pereira, Dominique Thomaz, Paula Machado, Flora Setta, Bernardo Bruno, Guilherme Borges e Bernardo Stampa.
Atricon: Cezar Miola (coordenador-geral), Priscila Pinto de Oliveira (coordenadora-executiva), Eduardo Marques Borba e Fernanda Nunes.