Nutrólogo lança livro no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, através do Centro Cultural Ariano Suassuna, será palco do lançamento do livro “Terapia Nutrológica para Autistas”, trabalho de fôlego do médico paraibano (Campinense) Alexander L. Gomes de Azevedo, radicado em São Paulo.

As tratativas para o lançamento foram concluídas nessa quinta-feira (12/12), sob o comando da diretoria do Centro Cultural Ariano Suassuna, com o apoio e participação de duas importantes instituições de apoio ao autista no Estado: a AMA-Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba e a APA – Associação Paraibana de Autismo. O livro será lançado no dia 16 de janeiro, às 19h30, com uma programação que engloba uma palestra sobre o tema, debate com os presentes e sessão de autógrafos.

O médico Alexander de Azevedo tem uma história recente com o autismo, porém “intensa”, como ele próprio diz. Segundo ele, estima-se que mais de 2 milhões  de pessoas no Brasil apresentem o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que a grande maioria “não tem um tratamento adequado ou não é tratada, pois além de ser um tratamento caro, ainda existem poucos profissionais que trabalham com esse transtorno”. Com um histórico científico e investigativo, o autor entende que o tratamento de qualquer doença deve ter como base a nutrição e o seu interesse por projetos sociais o levou a lançar, em 2016, o projeto “Brasil Nutrido” para erradicação de anemia em crianças, principalmente as mais carentes, que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Todo esse trabalho, o projeto, os resultados e uma série de outros acontecimentos profissionais terminaram por levá-lo ao público autista, e seus hábitos alimentares peculiares e monótonos, sem diversificação de alimentos, algo que pode levar não apenas a anemia por deficiência de ferro, como também a deficiência de outros minerais, de vitaminas e de Ômega-3.

Partindo desse ponto, fez uma grande pesquisa bibliográfica para saber como poderia dar sua contribuição para esse público e como utilizar os melhores tratamentos nutricionais do mundo para melhorar a saúde, os sintomas e a qualidade de vida dessa população, tudo isso com base em evidências científicas. Essa pesquisa o levou a concluir que dá para melhorar, e muito, os sintomas e qualidade de vida do autista com uma terapia nutrológica completa, isso com fulcro na associação terapêutica comportamental, nutrológica e medicamentosa (quando necessário).

ALEXANDER L. GOMES DE AZEVEDO – Natural de Campina Grande, é Doutor em Ciências Biomédicas pela IUNIR – AR, Pós-Doutor em Investigação e Docência Universitária (UNIR-Argentina), Pós-graduado em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy – Argentina, Pós-graduado em Saúde de Família pela Universidade de São Paulo (USP), autor de 7 livros, entre os quais “As 11 dietas mais famosas do mundo”, “A dieta anti-inflamatória”, “Pais inteligentes, filhos saudáveis” e “Método 3D para o emagrecimento & Qualidade de Vida”, tendo trabalhos publicados a exemplo do capítulo “HPLA” do livro “Procedimentos estéticos minimamente invasivos”, “Inflamação crônica e desordem estética”, do livro “Nutrição aplicada à Estética”, além do capítulo “Deficiência de micronutrientes y aniemia en ninõs. Suplementação preventiva com multimicronutrientes nanoencapsulados” do livro “Desafios em docencia e investigación para el nuevo siglo”.

Serviço:

Lançamento do livro

TERAPIA NUTROLÓGICA PARA AUTISTAS

ENTRADA FRANCA

DATA: 16 de janeiro às 19h30

Local:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

CENTRO CULTURAL ARIANO SUASSUNA – Rua Professor Geraldo Von Sosten, 147, Jaguaribe – João Pessoa PB

Informações: (83) 3208-3546

Fonte:  CCAS