Secretário de Controle Externo reforça atuação do TCE Ceará durante pandemia e recomenda transparência aos gestores

Lei de Responsabilidade Fiscal, flexibilização de recursos e contratações emergenciais diante da situação de calamidade pública no Estado, foram alguns dos temas apresentados pelo secretário de Controle Externo do TCE Ceará, Carlos Nascimento, durante a transmissão ao vivo realizada nesta quinta-feira (30/4), com o Sistema Jangadeiro, no Instagram do portal Tribuna do Ceará.

A live, coordenada pelo jornalista Wanderley Filho, teve como tema “Cuidados e atenções com os gastos públicos durante a pandemia”. No bate-papo, o Secretário explicou que “a situação calamitosa permite que alguns limites sejam flexibilizados, mas dentro do atendimento à necessidade do controle de gastos”, afirmou.

Carlos Nascimento reforçou, ainda, a importância da transparência na gestão pública. “O nosso intuito é que antes de chegar à fiscalização, os gestores públicos possam deixar os recursos visíveis. Dessa forma, além do TCE Ceará, a população também será atendida quanto às informações de interesse público, de forma clara e objetiva.

Na ocasião, as ações de fiscalização do Tribunal neste período também foram tratadas, como a visita técnica ao Hospital de Campanha de Fortaleza, instalado no Estádio Presidente Vargas, o trabalho conjunto entre órgãos de controle, o acompanhamento das contratações emergenciais, dentre outras iniciativas.

O objetivo do bate-papo foi discutir a atuação do TCE em relação aos gastos públicos durante a pandemia do novo Coronavírus, por parte dos gestores dos municípios do Ceará. A iniciativa faz parte de uma série de transmissões ao vivo promovidas pelo Sistema, abordando o atual cenário, com ênfase para a realidade cearense.

 

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4109-secretario-de-controle-externo-reforca-atuacao-do-tce-ceara-durante-pandemia-e-recomenda-transparencia-aos-gestores