TCE-CE: Revista Controle é bem avaliada pelo Qualis da Capes

Os avanços e méritos conquistados pela Revista Controle, publicação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, foram destacados durante a sessão do Pleno desta terça-feira (14/1), pelo vice-presidente Edilberto Pontes, editor do periódico de artigos. Segundo ele, a Controle obteve um melhor estrato no Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo a classificação B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia. A avaliação aconteceu no 2º semestre de 2013.

O Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, disponibilizando uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de especialização para a divulgação da sua produção.

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. O Qualis avalia a qualidade dos artigos a partir de periódicos científicos.

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero.

A Capes tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo Sistema Nacional de Pós-graduação, além de ser um instrumento para a comunidade universitária que busca um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais.

A publicação semestral da Corte Cearense recebe artigos de autores de todo o território nacional. O periódico tem distribuição gratuita e tiragem de 2 mil exemplares.

Entre os contemplados com o conteúdo impresso da Revista Controle estão os Tribunais de Contas Brasileiros e as Universidades Cearenses. Todo e qualquer cidadão tem acesso, na íntegra, ao conteúdo completo uma vez que a publicação é disponibilizada no Portal do TCE-CE.

Leave a Reply