“TCM Sociedade” no sudoeste do Pará reúne mais de 100 pessoas para debater controle social

No último dia 21, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizou a sexta edição do projeto intitulado “TCM Sociedade”, um bate-papo entre conselheiros, equipe técnica da Corte de Contas e população sobre os benefícios e melhorias aos serviços públicos municipais a partir da maior participação dos cidadãos por meio dos sistemas disponibilizados pelo Tribunal.

Esta rodada de conversa reuniu cerca de 120 pessoas de diversos segmentos sociais no plenário da Câmara Municipal de Altamira, no sudoeste paraense. O conselheiro corregedor do TCMPA, Cezar Colares, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância dessa parceria entre o Tribunal e a sociedade, que vem crescendo a partir também da execução do projeto. “Nós não queremos só verificar a legalidade, mas a efetividade das políticas públicas, como se melhorou a saúde, a educação e os demais serviços públicos. E isso só é possível com a interação com a sociedade”, declarou o conselheiro Cezar Colares.

Os participantes conheceram melhor os sistemas e aplicativos durante a apresentação do servidor do TCMPA, Diego Estácio, e esclareceram dúvidas com o conselheiro Cezar e equipe de técnicos do Tribunal que explicaram sobre funcionamento e aplicação do dinheiro público municipal. Entre as ações apresentadas, estiveram o Geo-Obras, que permite ao cidadão acompanhar em tempo real obra pública de diversas áreas executadas nos municípios paraenses, e a Ouvidoria do TCMPA, principal canal de comunicação da sociedade com o Tribunal para solicitar informações, noticiar irregularidades, elogiar, sugerir ou criticar.

A conselheira tutelar de Altamira, Fabíola, afirmou que, até a realização do “TCM Sociedade”, não conhecia os mecanismos de acesso ao Tribunal. “Eu não tinha conhecimento como acessar o site para fazer o acompanhamento das finanças que foram encaminhadas pela Prefeitura, então para mim foi muito valioso”, disse Fabíola.

“Foi um sucesso a reunião que estava prevista para durar uma hora e durou quase três horas, com uma participação muito intensa da sociedade e que mostrou pra nós que esse caminho é importante, porque não temos como saber coisas que acontecem no dia a dia do município e com a participação da população podemos acompanhar melhor”, comentou o conselheiro do TCMPA após a conclusão da sexta edição do projeto.

O “TCM Sociedade” é um projeto iniciado este ano pelo Tribunal a fim de fortalecer o controle social e já atendeu mais de 600 pessoas em seis cidades de todo estado. Segundo a coordenação do projeto, a metodologia adotada em formato de bate-papo e o espaço aberto dedicado a ouvir às demandas dos cidadãos têm garantido o sucesso da iniciativa, com a construção de um elo cada vez mais forte com a população paraense e o uso das ferramentas do Tribunal para acompanhamento social dos recursos públicos municipais.

ASCOM TCMPA