TCE-TO realiza levantamento sobre Governança de TI em órgãos municipais e estaduais

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) está promovendo um levantamento sobre a Governança de Tecnologia da Informação (TI) nas gestões municipais e estadual. A iniciativa foi comunicada por meio do Ofício Circular nº 41/2025 – CGIE, emitido em 23 de abril e enviado aos 139 prefeitos e ao governador.

O objetivo é compreender o nível de maturidade e a eficiência com que a tecnologia da informação é utilizada na administração pública. A governança de TI tem papel estratégico no fortalecimento da gestão pública, promovendo o alinhamento das tecnologias aos objetivos organizacionais e garantindo o uso eficiente e transparente dos recursos tecnológicos.

O levantamento aborda temas como: estratégia e alinhamento com o negócio, estrutura organizacional e papéis, gestão de riscos de TI, gestão de processos e recursos de TI, desempenho e conformidade, além de inovação e transformação digital.

Segurado pela Portaria nº 58/2025 do TCETO, o trabalho autoriza a equipe técnica responsável a requisitar informações, documentos, relatórios e processos de órgãos municipais e estaduais com relação direta ou indireta às práticas de Governança de TI adotadas.

Para contribuir com o levantamento, os prefeitos ou os responsáveis pelo controle interno devem preencher o levantamento eletrônico disponível no link indicado no ofício até o dia 16 de maio de 2025. As informações solicitadas incluem dados como identificação da unidade gestora, funções e planejamento orçamentário no setor de TI. 

Dúvidas?

Em caso de dúvidas, os gestores podem entrar em contato com o Centro de Gerenciamento de Informações (CGIE) pelo telefone (63) 3232-5810 ou pelos e-mails [email protected][email protected].

Fonte: TCE-TO