Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Agenda do Controle

IV CITC: Ação coordenada nacional para combater desvios em contratos de gestão da saúde será lançada nesta terça-feira (2)

Será lançada, nesta terça-feira (2), às 9h30, uma ação coordenada nacional para prevenir desvios de recursos nos contratos que transferem a gestão de hospitais públicos, unidades de atenção primária ou de pronto atendimento (UPAs) para organizações sociais. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), a Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a Rede Integrar.

Representantes dos órgãos de controle vão apresentar detalhes da ação durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), que será realizado no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), na capital catarinense. Os jornalistas não precisam se credenciar para acompanhar a coletiva, que será no estande da Atricon.

Pela parceria, o MPF vai enviar recomendação às prefeituras brasileiras com orientações sobre os critérios a serem observados na contratação de organizações sociais (OS) e organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip) para gerir serviços de saúde. O objetivo é prevenir e combater a corrupção e a improbidade administrativa, bem como assegurar atendimento de qualidade à população.

Participam da coletiva o coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF, subprocurador-geral da República Alexandre Camanho; o coordenador da ação no âmbito do MPF, procurador regional da República Uendel Ugatti; o presidente da Atricon, Edilson Silva; o auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Saúde do TCU, Vinícius Guimarães; a diretora de Fiscalização do Eixo Social do Tribunal de Contas de Goiás, Gabriela Figueiredo; e a superintendente da Controladoria Regional da União em Santa Catarina, Patrícia de Moura.

Serviço:
Lançamento da ação coordenada de combate a desvios em contratos de terceirização da saúde
Data: terça-feira (2/12)
Horário: 9h30
Local: Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul), estande da Atricon no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC)

Não é necessário credenciamento prévio da imprensa

Com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República

Mais recentes

Diretor Edilberto Pontes representa a Atricon em Congresso da ABDE, no Rio

Rede Integrar promove webinário para apresentação das propostas de ações do PAT 2027

Tribunais de Contas têm até 30 de outubro para aderir às ações da Rede Integrar

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria 66/2026

Atricon — Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

Portaria Conjunta Atricon – IRB nº 06/2026

Leia também

Organização do X ENTC publica lista de iniciativas que serão apresentadas em oficinas

As apresentações estão marcadas para o dia 24 de novembro, conforme prevê a programação oficial do evento.

Comissão divulga lista de trabalhos selecionados para a Revista Científica do X ENTC

Mais do que um veículo de divulgação científica, a RCENTC resulta de uma visão inovadora da Atricon, que identificou a necessidade de reunir, sistematizar e valorizar a produção intelectual e técnico-profissional desenvolvida no âmbito dos Tribunais de Contas e apresentada nos Encontros Nacionais promovidos pela entidade.

Secretarias de projetos tratam sobre oficina do IX ENTC focada em cidades inteligentes e meio ambiente

Secretários executivos dos projetos de Meio Ambiente e de Obras Públicas e Infraestrutura da Atricon estiveram reunidos para tratar sobre a programação da oficina “Cidades e Comunidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes, Meio Ambiente e Desafio Climático” do X ENTC.