Projeto de capacitação do TCE-MT será apresentado em reunião do Conselho Deliberativo da Atricon

O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon),  conselheiro Antonio Joaquim, vai apresentar aos membros do Conselho Deliberativo da entidade, o projeto desenvolvido pelo TCE de Mato Grosso voltado à capacitação de integrantes de conselhos municipais responsáveis pelo acompanhamento de políticas publicas, a exemplo de educação e saúde. A ideia é propor a adoção do projeto pelos demais Tribunais de Contas.
“A iniciativa é inédita e precisa ser compartilhada, seja pela sua relevância, seja pelo impacto positivo no fortalecimento do controle social “, justificou. O presidente da Atricon avaliou o projeto como “um exemplo concreto e verdadeiro na capacidade de os Tribunais de Contas atuarem decisivamente no estímulo ao controle social”.

Ainda na avaliação do presidente da Atricon, o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, deixou o campo do discurso e caminhou à efetividade, ao articular com a Universidade Federal de Mato Grosso a realização de um curso de extensão voltado para integrantes de conselhos municipais responsáveis pelo acompanhamento de políticas públicas. “Estamos diante de uma nova e amplificada visão de cooperação com o controle social”, disse.

A apresentação do projeto ocorrerá no dia 2 de julho, em Brasília, durante a segunda reunião do Conselho Deliberativo da Atricon – essa instância reúne representantes de 33 dos 34 Tribunais de Contas brasileiros e tem autoridade para encaminhar ou aprovar proposições no intervalo entre a realização de Encontros ou Congressos de Tribunais de Contas.

Leave a Reply