• Acesse as apresentações do palestrantes
Observação: as apresentações serão liberadas após o término do evento.
. Notícias
Inovação, governança, transparência, uso de inteligência artificial para potencializar as ações de controle e busca pelo consensualismo são alguns dos temas contemplados pela Carta de Fortaleza
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro do STF Gilmar Mendes foram os palestrantes da conferência de encerramento do III CITC.
Governança e sustentabilidade fiscal na gestão pública são temas de painel no último dia do III CITC
A importância de aliar o controle da regularidade, sem abrir mão de avaliar a qualidade dos gastos públicos foi o mote do quinto painel, que tratou de Governança e Sustentabilidade Fiscal na Gestão Pública.
O painel “Políticas Públicas na Construção da Igualdade e da Responsabilidade Social: o Papel Indutor dos Tribunais de Contas” ocorreu nesta sexta-feira (1º), último dia da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).
O painel “Inovações no Processo de Controle Externo: do Consensualismo ao Código de Contas” foi um dos destaques da tarde desta quinta-feira (30) no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que se encerra nesta sexta-feira (1°), em Fortaleza.
O resultado do trabalho realizado ao longo de mais de 30 anos de existência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em benefício do controle externo foi destaque no início da noite desta quinta-feira (30) durante o III CITC.
Como parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), foi realizada, nesta quinta-feira (30), sessão comemorativa alusiva ao cinquentenário do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Como os Tribunais de Contas podem contribuir para o desenvolvimento sustentável no País? Esse foi o tema discutido durante o painel “Desenvolvimento Sustentável e Tribunais de Contas”, realizado nesta quinta-feira (30) durante o III CITC
Com a presença dos presidentes
Inovação, tecnologia, modernização e transformação foram as palavras-chave disseminadas na oficina “A Inteligência Artificial Generativa (IAG) e as Metodologias Ativas de Ensino e Cenário da Educação Profissional”, na manhã desta quinta-feira (30), durante o III CITC.
A recondução de um debate público brasileiro a um estado de funcionalidade, a partir de uma realidade mais democrática, foi o ponto central da conferência do filósofo e ensaísta Francisco Bosco, que abriu os trabalhos desta quinta-feira (30), no III CITC…
Com o tema “Desafios da educação antirracista: o GT 26-A unindo esforços para fiscalização e implementação da legislação”, foi realizada na tarde desta quarta-feira (29) oficina com especialistas e representantes de Tribunais de Contas.
Durante a palestra magna proferida na solenidade de abertura do III CITC realizada na noite da quarta-feira (29), em Fortaleza (CE) o especialista em segurança nacional Miles Taylor alertou para os riscos iminentes causados pela popularização do uso de Inteligência Artificial para produzir desinformação.
Avanços e novos desafios das políticas públicas brasileiras foram tema da oficina “Observatórios de Políticas Públicas: avanços e novos desafios”, ministrada na tarde desta quarta-feira (29), no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes, mediou o painel intitulado “Controle Externo e Controle Social: Um Diálogo Necessário na Era Digital” no III CITC, em Fortaleza (CE).
Com os desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital, foi aberto oficialmente nesta quarta-feira (29) o III CITC, que se encerra na próxima sexta-feira (1°), em Fortaleza, com cerca de 1,5 mil participantes.
Tribunais de Contas apresentam auditorias nas políticas de combate à violência de gênero no III CITC
A construção da igualdade entre gêneros e o combate a todas as formas de violência contra mulheres. Esse foi o tema discutido em uma das oficinas realizadas no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.
A oficina “O apagão das canetas: fato ou fake?” fez parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), nesta quarta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) apresentou, durante assembleia geral ordinária realizada no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), o Plano Estratégico da entidade para o período 2024-2029.
Primeira infância, enfrentamento da exclusão escolar e casos de sucesso, são alguns dos temas pautados nesta quarta-feira (29), na oficina “Contribuição dos Tribunais de Contas para a efetividade da Política Pública de Educação: experiências de atuação em rede”.
As ferramentas de IA podem ajudar a obter benefícios significativos para o trabalho das equipes, em especial de comunicação? Foi essa pergunta que norteou as discussões da oficina “Como utilizar a Inteligência Artificial para potencializar as ferramentas de comunicação”, realizada na tarde desta quarta-feira (29).
Nesta quarta-feira (29), a nova diretoria da Atricon para o biênio 2024-2025 foi eleita por aclamação durante assembleia geral ordinária da entidade, realizada em Fortaleza (CE), no III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).
Cerca de 400 pessoas acompanharam, na manhã desta quarta-feira (29) a oficina “Ciências de Dados e Inteligência Artificial: como os Tribunais de Contas estão vivendo essa revolução”, que faz parte da programação do III CITC, realizado em Fortaleza (CE).
“Os estudiosos de Inteligência Artificial têm dialogado muito com estudiosos de outras áreas da filosofia e das chamadas ciências cognitivas. Porque para a gente entender como é que a máquina vai funcionar, compreender, interpretar, nós temos…”
O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), presidido pelo conselheiro Luiz Antonio Guaraná (TCMRio), realizou nesta terça-feira (28), a quinta e última reunião do ano. O tema principal da pauta foi o avanço significativo do trabalho em conjunto dentro do Sistema.
Os Encontros com o Futuro promoveram nesta terça-feira (28) três sessões temáticas dentro do XIV Educontas abordando Credenciamento das Escolas junto ao MEC, Projeto Cientista Chefe e Ferramentas Digitais. A programação faz parte do III CITC, que acontece em Fortaleza (CE).
Durante as atividades do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas, cerca de 200 pessoas debateram sobre liderança nas Cortes de Contas a partir de engajamento de membros e servidores, com exposição de boas práticas e palestras.
O XIV Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas) discutiu, nesta terça-feira (28), os impactos do desenvolvimento da inteligência artificial nas atividades das Cortes de Contas, especialmente nas escolas de contas.
Dois painéis com apresentação de boas práticas de Tribunais de Contas (TCs) brasileiros marcaram o VIII Encontro técnico de Jurisprudência dos TCs (VIII JurisTCs), no início da tarde desta terça-feira (28), como parte da programação do III CITC.
Cuidados com o servidor e desenvolvimento de líderes marcam encontro técnico sobre gestão de pessoas
O papel dos líderes e as ações desenvolvidas para servidores em três TCs foram o destaque do XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos TCs do Brasil na tarde desta terça-feira (28), realizado como parte da programação do III CITC, em Fortaleza (CE).
O livro “História do Ensino no Ceará”, do autor Plácido Aderaldo Castelo, foi lançado pelo TCE- durante o “Encontros com o Futuro”, evento promovido pelo IRB, em comemoração aos seus 50 anos, como parte da programação do III CITC.
“Um dos temas de maior importância para qualquer organização é a gestão de pessoas. É poder ouvir o que o outro tem a dizer, saber o que o outro está sentindo. Gestão de pessoas é justamente isso: saber aproveitar aquilo que o outro tem de melhor”…
O diagnóstico sobre a organização da jurisprudência dos TCs e a adoção da inovação e da linguagem simples foram os principais assuntos discutidos na abertura da oitava edição do Encontro técnico de Jurisprudência dos Tribunais de Contas do Brasil (VIII JurisTCs), nesta terça-feira (28).
“Estamos vivendo a história da inteligência artificial e esse evento tem muito a contribuir com o assunto”. Foi com essa reflexão que o professor Vasco Furtado iniciou a palestra magna dos Encontros com o Futuro, com base na temática “Inteligência Artificial (IA) e os Tribunais de Contas”.
O advogado da União Ronny Charles Lopes de Torres foi o responsável por ministrar o curso “Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021)”, nesta terça-feira (28), primeiro dia do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC).
Inovação, tecnologia, gestão, educação, governança, engajamento, entre outros temas relevantes para os Tribunais de Contas brasileiros, estiveram em destaque na palestra de abertura do Encontros com o Futuro, iniciativa que marca o começo das atividades do III CITC, nesta terça-feira (28).
Com o tema “Irreal: por que as ‘fake news’ vão piorar – e como proteger a Democracia”, a conferência magna do III CITC será ministrada pelo americano Miles Taylor, especialista em segurança e ex-chefe do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
Com participação de convidados nacionais e estrangeiros, os quatro dias de programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC) contarão com palestras e painéis que darão destaque a temas relevantes para o presente e o futuro do controle externo.
“Inteligência artificial e os Tribunais de Contas” será o tema central das discussões dos Encontros com o Futuro, que acontecerão dia 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.
A oficina “Ciência de Dados e Inteligência Artificial: como os Tribunais de Contas estão vivendo essa revolução?” faz parte da programação do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC) e acontecerá no dia 29 de novembro, às 8h, na sala 4 do Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
Os benefícios oferecidos pela Jusprev serão apresentados aos associados da Atricon na assembleia geral ordinária marcada para o dia 29 de novembro. O encontro ocorrerá durante o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE).
O ensaísta Francisco Bosco irá abordar o tema “A democracia e o novo espaço público no Brasil” na conferência de abertura do III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC), que ocorrerá no dia 30 de novembro, às 9h30.
Após a fase de recursos, já está disponível o resultado do processo de avaliação e seleção de iniciativas de promoção da igualdade de gênero desenvolvidas por Tribunais de Contas
Já está disponível o Parecer da Comissão Julgadora com o resultado preliminar da análise e da seleção de iniciativas de promoção da igualdade de gênero, que serão apresentadas na Oficina “Desafios dos Tribunais de Contas na construção da igualdade de gênero” durante o III CITC, em Fortaleza.
Os Encontros com o Futuro, realizados pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), promoverão três eventos simultâneos no dia 28 de novembro para discutir sobre gestão de pessoas, escolas de contas e jurisprudência. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
Estão abertas as inscrições para a oficina “Como utilizar a inteligência artificial para potencializar as ferramentas de comunicação?”, que será realizada no dia 29 de novembro, durante o III CITC…
Estão abertas as inscrições para os Tribunais de Contas interessados em apresentar iniciativas de promoção de igualdade de gênero durante o III Congresso Internacional dos TCs (III CITC).